tag:blogger.com,1999:blog-2167243153537665516.post260240756779896934..comments2023-04-04T08:22:17.957-03:00Comments on DCE LIVRE: A importância da Matemática para a cidadania e para o progresso nacionalDCE LIVREhttp://www.blogger.com/profile/02290012982415795531noreply@blogger.comBlogger1125tag:blogger.com,1999:blog-2167243153537665516.post-64784625888497937342014-12-09T16:39:03.441-02:002014-12-09T16:39:03.441-02:00Sou professor de Filosofia (e de Sociologia... e, ...Sou professor de Filosofia (e de Sociologia... e, em breve, de Dança). . Por "Matemática" eu penso que muitas pessoas tem intuições muito diferentes. Há uma Matemática de cálculos numéricos precisos que tem relativamente pouco a ver com o que eu tendo a ver como Matemática. Acredito que grande parte da aversão à Matemática de muitos brasileiros decorre da dificuldade de lidar com definições precisas, abstratas e não intuitivas. Gente boa em soma, subtração, divisão e multiplicação pode não ter facilidade com a velha modelagem de probleminhas simples em que tais operações possam ajudar a resolver um problema e, aí, essa dificuldade se repete seja para calcular quantas horas tantas pessoas levam para levantar um muro ou conferir envelopes etc (alunos bons se focam em complexidades que não foram consideradas e que não saberiam resolver, como o cansaço), seja para calcular uma área com uma sombra, seja para o tipo de problema e recursos convenientes que for. Não é raro o professor cobrar o uso de um recurso pouco adequado para o problema que formula e se irritar com o aluno que se "rebela" na verdade porque não lhe foi apresentado um horizonte que justificasse o treino no recurso focado, hehe... - que por vezes simplesmente não se justifica, mesmo.Régis Antônio Coimbrahttps://www.blogger.com/profile/05390060833718063475noreply@blogger.com