Por Stephen Kanitz*
A discussão de que ricos pagam menos impostos do que pobres, atualmente uma discussão acadêmica que está muito em voga, é fácil de rebater.
Os ricos pagam impostos duplamente progressivos. Uma alíquota única de 15%, já é progressiva. Quem ganha mais, paga mais. Quem ganha o dobro, paga o dobro de impostos.
Portanto, nosso imposto de renda é duplamente progressivo. Quem ganha mais paga progressivamente mais, em vez de 0%, no caso do Salário Mínimo, ricos pagam 27%. Fim da discussão.
A outra questão esquecida, é que se um Rico poupar 90% do que ganha, tipo Warren Buffett, ele deixa de pagar 90% do ICMS, IPI, Cofins e outros impostos que os que consomem todo seu salário no ato, pagam.
Este é o principal erro dos que afirmam que pobre paga mais imposto que rico.
Rico pagará muito mais imposto, só que como poupa 90% do que ganha para sua aposentadoria, falta computar o ICMS e IPI sobre estes 90% quando forem gastos.
Além do imposto sobre herança, que só é pago na morte.
Alguns estudos fazem um outro erro maior ainda, que é incluir o ICMS e IPI que pobre paga sobre compras que ele faz com dinheiro emprestado. Empréstimo não é renda.
Sem incluir obviamente o empréstimo como “renda”, que de fato não é.
Aí, o imposto total pago pelos pobres, comparado com a renda efetiva, fica superestimado.
Portanto, dizer que Warren Buffett paga menos impostos porque simplesmente não gasta tudo que recebe é mentir descaradamente para os leitores que não entendem de Economia.
E dizer que pobre paga muito imposto de consumo porque toma dinheiro emprestado no início da vida, é também mentir com estatísticas.
Pobre paga mais imposto do que rico?
Tirar mais dos ricos e classe média é a Lei do Mínimo Esforço
“Pobre Paga Mais do Que Rico”, manchete em todos os jornais do Brasil.
Como já vimos, Rico paga muito mais imposto do que pobre, por definição.
O que Serra deveria ter dito é que pobre paga Proporcionalmente mais imposto do que Rico. Mas não disse, nem corrigiu a manchete equivocada dias depois.
Se os impostos fossem lineares, digamos 40% da renda para todos, e não Proporcionais, novamente seria óbvio que os Ricos pagam mais impostos do que os Pobres, simplesmente porque ganham mais.
Mas políticos e membros do governo querem que os ricos além de pagar mais impostos, paguem proporcionalmente mais impostos. Do ponto de vista Ético, não há como justificar taxação compulsória proporcional.
O que poderíamos fazer, e é o que eu faço, é pedir delicadamente que Ricos além dos impostos façam Filantropia e doem para entidades Bem Eficientes, que realmente cumprem o seu papel.
Tirar mais dos ricos e classe média é a Lei do Mínimo Esforço, e não socialmente justificável.
Do ponto de vista econômico, por que Ricos e a Classe Média deveriam pagar proporcionalmente MAIS se gastam proporcionalmente MENOS serviços do Estado?
Rico e a Classe Média não usam Saúde Pública, Ensino Público, Metrô, Bolsa Família, e portanto se dividirmos os impostos que Ricos e Classe Média pagam pelos benefícios que usam, a vantagem a favor do pobre é colossal.
Impostos cobrados dos ricos e classe média líquido dos benefícios que usufruem é super proporcional.
Impostos cobrados dos pobres líquido dos benefícios que usufruem, Bolsa Família, Vale Comida, etc etc, mostra que muitos têm uma carga tributária zero, o que alivia bem a carga tributária que absurdamente se cobra dos pobres.
O que leva a outra questão.
Se boa parte dos impostos cobrados dos pobres é devolvida via péssimos serviços, porque não deixar os pobres contratarem bons serviços no setor desestatizado e eficiente da economia?
Vejamos o Estudo da Receita Federal
Primeiro, esta tabela mostra o verdadeiro problema deste país.
Pobre é taxado em 41% pelo Estado cuja função deveria distribuir a renda, e não arrecadá-la dos pobres.
E segundo a Receita Federal, proporcionalmente Ricos pagam Mais e não Menos, como muitos afirmam.
E ninguém tem melhores estatísticas do que a Receita Federal.
Algo Para Se Pensar.
*STEPHEN CHARLES KANITZ é um consultor de empresas e conferencista brasileiro, mestre em Administração de Empresas da Harvard Business School e bacharel em Contabilidade pela Universidade de São Paulo.
*STEPHEN CHARLES KANITZ é um consultor de empresas e conferencista brasileiro, mestre em Administração de Empresas da Harvard Business School e bacharel em Contabilidade pela Universidade de São Paulo.