Guia do Aluno

1.0 INTRODUÇÃO

Bem-vindo, colega!
Enfim, depois de todo o estresse e a batalha do Vestibular, você começa o semestre na UFRGS como um “bixo”. Sem dúvida é um marco e uma conquista na sua vida ter o privilégio de estudar numa das melhores do Brasil, que vem conquistando posições importantes nos ranques internacionais (em algumas áreas a UFRGS aparece entre as 200 melhores do mundo).
Agora, caro colega, que você está na “federal”, as coisas certamente não serão nada parecidas com o que você experimentou em termos de ensino até hoje. São outros procedimentos. A UFRGS é uma universidade de grande porte e, portanto, é natural que nesses primeiros meses você se sinta meio perdido.
GUIA DO ALUNO da UFRGS foi feito pelo DCE Livre - Movimento Estudatil Liberdade pensando em você, para esclarecer, descomplicar e orientar. Ele foi idealizado e escrito por gente como você, alunos veteranos que formam um grupo ativo e participativo autodenominado Movimento Estudantil Liberdade.

2.0 A UFRGS

São mais de 300 prédios, 27 unidades de ensino, nos quais se distribuem 94 departamentos que ministram aulas dos cursos de graduação, pós-graduação (Especialização, Mestrado e Doutorado PhD) e atividades de Extensão.
São aproximadamente 26 mil alunos de graduação, 12 mil de pós-graduação e 1.300 de ensino fundamental, médio e técnico pós-médio.
A UFRGS possui mais de 500 laboratórios, 33 bibliotecas, 37 auditórios, Hospital de Clínicas de Porto Alegre (um dos mais importantes Hospitais escolas do País e referência internacional), Editora, Museu, Jardim Botânico, Centro de Teledifusão, Observatório Astronômico, CPD, 3 Casas do Estudante, 5 Restaurantes Universitários, 2 Colônias de Férias e diversos outros centros.
2.1 A Histórico
As primeiras escolas de formação profissional de nível superior no estado foram criadas no final do século XIX, em Porto Alegre, para suprir a necessidade da comunidade:
-Em 1895 foi fundada a Escola de Farmácia e Química;
-Em 1896 a Escola de Engenharia;
-Em 1897 a Faculdade Livre de Medicina;
-Em 1900 a Faculdade de Direito.
A Universidade de Porto Alegre surgiu da aglutinação dessas unidades, inicialmente isoladas e autônomas, colocadas sob tutela do estado pelo Decreto n°. 5758, de 28 de novembro de 1934.
A denominação Universidade do Rio Grande do Sul, URGS (observe que sem o “F”) passou a ser utilizada a partir de 1947, com a incorporação da Faculdade de Direito, da Faculdade de Odontologia de Pelotas e da Faculdade de Farmácia de Santa Maria.
Em dezembro de 1950, a Universidade foi federalizada, passando à esfera administrativa da União, sendo denominada, então, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Em 1970, a Reforma do Ensino alterou as estruturas didática e administrativa da UFRGS. Os Departamentos passaram a ser unidades fundamentais, reunidos em Faculdades, Institutos e Escolas, onde são ministrados cursos de Graduação e Pós-graduação, tendo como base o tripé básico da universidade: ensino – pesquisa – extensão.
A UFRGS tem, hoje, uma posição destacada no plano nacional e internacional. É, sem dúvidas, uma das cinco maiores universidades federais do país em importância, dimensão e produção intelectual e uma das 500 maiores do mundo segundo rankings globais.
De forma particular nos últimos anos, sua transformação tem sido intensa, destacando-se, especialmente, a diferenciação na oferta de cursos de graduação e melhorias na sua estrutura física. Onde busca constantemente integrar-se ao seu meio e exerce uma reconhecida liderança junto à comunidade na sua região de influência. A UFRGS mantém intercâmbio com instituições de ensino da Europa, dos EUA e da América Latina, além de contatos com Oriente Médio, Ásia e África.
Mais recentemente a UFRGS firmou convênios com Universidades de outros países para concessão de “diploma duplo” e “graduação sanduíche” com as melhores universidades americanas.
2.2 Os Campi
A área física da Universidade é de 21.948.812 m², com 363.106 m2 de área construída, divididas, além de unidades dispersas, em seis campi: Centro, Saúde, Olímpica, Vale da Agronomia, Eldorado do Sul e Imbé.
2.2.1 Campus do Centro
capa_pref_centroO Campus do Centro está localizado no Centro de Porto Alegre, entre os bairros Farroupilha e Centro Histórico, sendo limitado pelas avenidas Osvaldo Aranha, Paulo Gama, Luiz Englert, João Pessoa e pela Rua Sarmento Leite. O Campus Central abriga os chamados prédios históricos da UFRGS, tombados desde o ano 2000.
2.2.2 Campus do Vale
Leva esse nome por estar localizado no vale do Arroio Dilúvio, no bairro Agronomia, em Porto Alegre, na Avenida Bento Gonçalves, n.º 9500.
capa_pref_vale
O Vale abriga o Colégio de Aplicação e as faculdades de Agronomia, Veterinária e Letras, bem como os Institutos de Geociências, Matemática, Química, Física, Informática, Filosofia, Ciência e Tecnologia de Alimentos e o de Pesquisas Hidráulicas.
2.2.3 Campus da Saúde
Está situada parte no bairro Santa Cecília, e parte no bairro Santana, nas cercanias da Avenida Protásio Alves, Avenida Ipiranga e pela Rua Ramiro Barcelos.
capa_pref_saudeO Campus leva esse nome porque a maioria de suas instituições está relacionada com a área da saúde, tais como a Escola de Enfermagem, a Faculdade de Farmácia, a Faculdade de Medicina, a Faculdade de Odontologia, o Hospital de Clínicas de Porto Alegre e o Instituto de Psicologia. Porém, no campus, também está localizada a Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (FABICO), o Planetário Professor José Baptista Pereira e a antiga Escola Técnica da Universidade, atualmente unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Fora as unidades de ensino, há a Creche Francesca Zacaro Faraco e o restaurante universitário.
2.2.4 Campus Olímpico
capa_pref_olimpicoO Campus Olímpico está situado no bairro Jardim Botânico, nas cercanias da Terceira Perimetral.
No campus funciona a Escola de Educação Física da UFRGS (ESEF), que dispõe de biblioteca, ginásios, quadras esportivas, campo de futebol, pista de corrida e piscina térmica que podem ser usadas pelos alunos de outros cursos, segundo determinadas condições.
2.6 A ORGANIZAÇÃO DA UFRGS
A UFRGS é organizada através da divisão em Administração Central e Unidades Universitárias cada uma com diversos órgãos.
2.6.1 Administração Central
É composta pelo Gabinete do Reitor, Procuradoria Geral, PROCAD, Pró-reitorias, Conselho Universitário, Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão, Conselho de Curadores, Secretárias e órgão auxiliares.
2.6.1.1 Conselho Universitário (CONSUN)
É o órgão máximo de função normativa, deliberativa e de planejamento da Universidade nos planos acadêmico, administrativo, financeiro, patrimonial e disciplinar, tendo sua composição, competências e funcionamento definidos no Estatuto e no Regimento Geral. É composto pelo Reitor, Vice-Reitor, 4 Presidentes das Câmaras, 27 Diretores de Unidades, 18 Representantes Docentes, 9 Representantes dos Técnico-Administrativos e 9 Representantes dos alunos escolhidos por eleição.
2.6.1.2 Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CEPE)
É o conselho técnico da UFRGS, suas funções são: fixar normas gerais para a organização, funcionamento, avaliação e alterações de cursos de Graduação e Pós-Graduação e atividades de pesquisa e extensão.
2.6.2 As Unidades
As Unidades Universitárias destinam-se ao exercício das atividades de ensino, de pesquisa e de extensão no domínio de uma área conhecimento e possuem: um Conselho da Unidade, Direção, um ou mais Departamentos, uma Comissão de Graduação para cada curso de Graduação, uma Comissão de Pós-Graduação para cada programa de Pós-Graduação, uma Comissão de Pesquisa, uma Comissão de Extensão e alguns Órgãos Auxiliares.
Ao todo são 27 unidades: 13 institutos, 10 faculdades, 4 Escolas, o Colégio Aplicação.
2.6.2.1 Direção
A Direção das Unidades Universitárias é formada pelo Diretor e Vice-Diretor, é o órgão executivo que coordena, superintende e fiscaliza todas as atividades da Unidade. O Diretor convoca e preside as reuniões do Conselho da Unidade e integra o Conselho Universitário na Reitoria.
2.6.2.2 Departamentos
Os Departamentos são órgãos responsáveis pelos professores e por ministrar as disciplinas. Os Departamentos possuem 3 instâncias de decisão: Plenário, Colegiado e Chefia.
2.6.2.3 Comissão de Graduação (COMGRAD)
É a Comissão responsável pelo curso de Graduação.
2.6.7 Organograma

3.0 SERVIÇOS DA UFRGS

3.1 Portal do Aluno
No site da UFRGS existe um espaço para acesso especifico dos alunos: o Portal do Aluno. É lá que é feita a matrícula (a partir do 2° semestre) e onde o aluno pode ter acesso ao seu histórico de disciplinas cursadas, à contagem de créditos obtidos e demais informações sobre sua situação acadêmica. No Portal também é possível imprimir seu comprovante de matrícula autenticado, utilizado na confecção do cartão de passagem escolar, o TRI.
Acesse  www.ufrgs.br e clique em “Aluno”, no menu superior.
Na próxima tela digite seu número de cartão da UFRGS e senha.
A senha padrão é o numero de seu RG. Após o primeiro acesso, troque-a. Para troca de senha: no Portal de Serviços, vá em: Senhas > Portal > Chasque.
A tela Portal de Serviços oferece diversas opções de serviços. Uma das mais utilizadas é: Ensino Graduação > Aluno > Informações aluno.
Você vai precisar muito do Portal do Aluno a partir do final do semestre, momento em que poderá ver as notas que tirou em cada disciplina. É também no Portal que os alunos fazem a matrícula a partir do segundo semestre. Mas é aconselhável ir se familiarizando com o site desde já.
O site possui todas as informações da vida acadêmica, como atestados, grades de horários e planos de ensino: Ensino Graduação >> Aluno >> Informações Aluno.
No final de cada semestre, os alunos podem avaliar os professores e as disciplinas cursadas.
Na seção de Tutoriais – Graduação há um roteiro completo sobre como fazer a matrícula online e sobre como funciona o ordenamento (ordem de prioridade para a matrícula. No primeiro semestre, os alunos são ordenados de acordo com a colocação do vestibular; a partir do segundo, os conceitos são levados em conta). Para acessar o Portal do Aluno, é necessário fazer o cartão UFRGS (o número do cartão deve ser digitado no campo “Usuário”). Para gerar uma senha provisória de acesso, basta ligar para a Central de Atendimento do Centro de Processamento de Dados (CPD), pelo telefone 3308.5333, das 8 às 20h.
Mais: www.ufrgs.br/ufrgs/aluno
3.2 Cartão da UFRGS
O Cartão UFRGS é a primeira coisa que você deve fazer após a matrícula. É necessário ter essa identificação para utilizar os serviços de bibliotecas e restaurantes universitários – além disso, alguns prédios têm catracas para impedir o acesso de pessoas não identificadas. Ele é feito gratuitamente na Central de Identificação, localizada em frente ao Bar do Antônio, no mesmo prédio da agência do Banco do Brasil, no Campus Centro. A Central funciona das 9h às 15h, até o Carnaval. Após, o horário de funcionamento será das 8h30min às 17h30min. Telefone 3308-3038.
3.3 Bibliotecas
O site da Biblioteca Central (www.biblioteca.ufrgs.br) reúne o catálogo online de todas as bibliotecas da Universidade (pode ser acessado diretamente em www.sabi.ufrgs.br) e oferece o portal de periódicos da Capes e o acesso a todas as revistas científicas editadas na UFRGS e a bases de livros online. A partir de computadores da rede da Universidade ou de qualquer computador configurado conforme as instruções do site, também é possível acessar diariamente jornais do mundo inteiro. As bibliotecas prestam serviços de orientação bibliográfica (isto é, ensinam a como redigir um trabalho seguindo as normas da ABNT), de comutação (serviço pelo qual é possível adquirir cópias de documentos não encontrados no catálogo da UFRGS), além dos básicos serviços de consulta local e empréstimo domiciliar.
Além da Biblioteca Central, localizada no térreo da Reitoria, a Universidade conta com outras 29 bibliotecas setoriais distribuídas entre as Unidades. Mas não se esqueça de levar sempre com você o cartão da UFRGS, pois sem ele não poderá pegar nenhum livro.
O site do SABI permite o acesso online ao catálogo de todas as bibliotecas da UFRGS. No SABI podem ser feitas reservas e renovações dos documentos.
Você sempre deve renovar os seus livros dentro do prazo na evitar multas. Multas cujo valor é maior que R$ 5,00 impedem o usuário de tomar livros emprestados no Sistema de Bibliotecas. E impedem que o aluno seja candidato a bolsas de monitoria, extensão, iniciação científica, permanência e treinamento, a coordenação e fiscal do vestibular, ao ingresso extravestibular, a colônia de férias e ao estacionamento.
A senha do SABI padrão é a data do seu aniversário no formato DDMMAAAA (exemplo: 19 de Janeiro de 1980 vira 19011980). Após o primeiro acesso, trocá-la no Portal do Aluno em Serviços >> Senhas >> SABI (Biblioteca).

4.0 ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

Pró-Reitoria de Assuntos Estudantil (PRAE) tem por objetivo contribuir para o bem-estar dos estudantes e melhoria de seu desempenho acadêmico. A SAE desenvolve programas e projetos voltados para a integração da comunidade estudantil na vida universitária. As ações dessa Secretaria estão voltadas, prioritariamente, aos alunos com vulnerabilidade social. Os alunos carentes contam com programas de auxílio para se manterem na Universidade. Principais atividades da PRAE:
  • A coordenação dos estágios não-obrigatórios;
  • O gerenciamento dos estágios obrigatórios;
  • A concessão de benefícios aos estudantes carentes de recursos socioeconômicos, tais como Bolsa Permanência, Bolsa Treinamento, Moradia Estudantil e Auxilio Alimentação;
  • O atendimento aos alunos com deficiências especiais;
  • A administração dos Restaurantes Universitários, das Casas de Estudantes e da Colônia de Férias de Tramandaí e Centro de Lazer de Capão Novo;
  • O apoio financeiro e logístico aos Diretórios e Centros Acadêmicos para a realização de projetos sociais e eventos desenvolvidos pelos estudantes.
Local: Campus Centro – prédio 12105 das 8h30min às 18h
Contato: www.ufrgs.br/prae
4.1 Programa de benefícios
O Programa para alunos de baixa renda prevê descontos em refeições nos RUs, atendimento no Departamento de Atenção à Saúde, auxílio nas despesas com transporte, moradia e material de ensino, entre outros benefícios. Mais informações sobre os procedimentos, documentação e critérios de concessão.
Mais: www.ufrgs.br/prae/dsssae
4.2 Programa de bolsas e estágios
A SAE também oferece oportunidades para que os estudantes possam aprimorar o conhecimento obtido em sala de aula através de experiências profissionais realizadas em setores da UFRGS.
Mais: www.ufrgs.br/prae/bolsas
4.3 Restaurantes Universitários
Depois de uma manhã inteira de aulas, que tal matar a fome com delícias como a misteriosa Torta Preguiçosa, a famosa Massa Primavera e a não menos desejada Torta a Jato? E o melhor: tudo isso por apenas R$ 1,30! O preço para estudantes com benefício da SAE é de R$0,50. São oferecidas refeições diárias de almoço (todos os RUs), janta (RU1, RU2, RU3 e RU5) e café da manhã (somente para os moradores das Casas de Estudantes, no RU1, RU2 e no RU4). O cardápio semanal pode ser acessado em:www.ufrgs.br/prae/restaurante-universitario
4.3.1 Funcionamento dos Restaurantes Universitários
A entrada é feita mediante a apresentação do Cartão UFRGS (sem o cartão não é possível almoçar) e pagamento. Há mesas e estantes para colocar o material. O cardápio da semana pode ser acompanhado em: http://www.ufrgs.br/prae/restaurante-universitario/cardapio-dos-rus
VEGETARIANOS/VEGANOS: quando a salada e/ou acompanhamento contém carne, existe opção sem carne na cozinha do RU – basta pedir diretamente lá. Porém, não é sempre que há esta disponibilidade.
RU1: Campus Centro | Av. João Pessoa, 41
RU2: Campus Saúde | Av. Ramiro Barcelos, 2.500
RU3: Campus do Vale | Av. Bento Gonçalves, 9.500
RU4: Faculdade de Agronomia | Av. Bento Gonçalves, 7.712
RU5: Escola de Educação Física | R. Felizardo 750
4.4 Núcleo de Apoio ao Estudante(NAE)
O NAE (Núcleo de Apoio ao Estudante da UFRGS) é um serviço voltado ao atendimento do aluno de graduação e pós-graduação da UFRGS que queiram refletir sobre sua escolha profissional ou planejar a carreira, alunos com dificuldades relacionadas à escolha da profissão, desadaptação ao curso ou com outras dificuldades que estejam interferindo no desempenho acadêmico e na integração à vida universitária.
O NAE oferece basicamente quatro tipos de serviços: atendimento individual a alunos, oficinas e grupos com temas específicos e assessoria e capacitação a órgãos e unidades da UFRGS interessados na temática da adaptação à universidade.
Mais: www.ufrgs.br/nae
4.5 Programa INCLUIR
Programa Incluir é um programa da Secretaria de Ensino Superior/SESu e Secretaria de Educação Especial/SEESP do Ministério de Educação que, mediante a aprovação de projetos encaminhados pelas universidades federais brasileiras, tem como objetivo apoiar ações que favoreçam a inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior.
É uma ação afirmativa que, por meio de apoio a ações inovadoras de acessibilidade aos ambientes e aos currículos, pretende promover a transformação cultural e educacional nas Instituições de Federais de Ensino Superior.
O programa Incluir da UFRGS atende alunos com necessidades educacionais especiais decorrentes de cegueira, baixa visão, mobilidade reduzida, deficiência auditiva e da condição de ser surdo, usuário da Língua Brasileira de Sinais, nesta Universidade, através de ações que visam à eliminação de barreiras pedagógicas, atitudinais, arquitetônicas, e de comunicação, possibilitando uma efetiva participação na UFRGS dos acadêmicos com deficiência.
4.6 Vacinação
Você pode colocar em dia a sua carteira de vacinação, conforme os critérios do SUS, nos seguintes locais: Avenida Protásio Alves, 297 (entrada pela Rua São Manoel, no prédio do Núcleo de Saúde da UFRGS), ou no Ambulatório do Campus do Vale (prédio 43.353).
Observação: agora a vacina contra a Hepatite B está disponível para todos até os 24 anos. Os alunos da área da Saúde podem fazer a vacina com qualquer idade.
Telefones para contato: 3308-2004 (Setor de Vacinas) e 3308-7091 (Ambulatório do Campus do Vale).

5.0 OPORTUNIDADES

5.0 OPORTUNIDADES
Agora que você entrou na UFRGS terá uma série de oportunidades a sua disposição.
5.1 Bolsas
A UFRGS oferece diversas bolsas para seus alunos. A maioria delas exige 20 horas semanais, e você pode adaptar os seus horários de trabalho aos de aula. É uma boa forma de complementar a formação acadêmica, ter experiência profissional e ainda receber auxílio financeiro.
Existem muitas vagas de bolsas no mural no Portal do Aluno em Geral >> Serviços >> Mural de Bolsas >> Consulta
5.1.1 Bolsas de pesquisa
A maioria das bolsas de iniciação científica (ou seja, para alunos interessados em pesquisa) aceita alunos desde o primeiro semestre. Há opções remuneradas e voluntárias.
Mais: www.ufrgs.br/propesq
5.1.2 Bolsas de extensão
A Pró-reitora de Extensão é o órgão responsável por articular os projetos de extensão, isto é, que integrem a UFRGS à sociedade. Diversos projetos contratam bolsistas. Para ser bolsista de extensão, é necessário estar entre o segundo e o penúltimo semestres.
Mais: www.prorext.ufrgs.br
5.1.3 Bolsa Treinamento
Alunos da Graduação da UFRGS (regularmente matriculados, com TIM igual ou superior a 50% da TIM do curso). Não é necessário estar incluído no Programa de Benefícios SAE. Atividades de apoio administrativo, pedagógico e na área de informática, no âmbito das Unidades e Administração Central da UFRGS.
5.1.4 Bolsa Permanência
O programa de Bolsa Permanência oportuniza ao estudante desenvolver atividades na UFRGS, como forma de garantir o custeio da vida acadêmica. Tem como pressuposto proporcionar experiência profissional, em nível técnico e administrativo, complementando a formação acadêmica e recebendo auxílio financeiro.
Destina-se a todos os alunos matriculados nos cursos de graduação. O critério de concessão da bolsa é o benefício adquirido por meio da análise da situação socioeconômica e de desempenho escolar do aluno.
5.1.5 Bolsa Reuni
A Bolsa REUNI foi estabelecida a partir do decreto nº 6096, de 24 de abril de 2007, que institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI. Busca, entre outras mudanças de nível acadêmico, reduzir as taxas de evasão nas universidades públicas. A partir disso, foi criada a Bolsa REUNI, com o objetivo de garantir aos alunos carentes a permanência qualificada na Universidade, por meio da assistência estudantil. Têm acesso à Bolsa REUNI somente alunos da Graduação e com benefício da Bolsa Permanência.
5.2 Programa de Monitoria
O Monitor auxilia o professor a trabalhar os conteúdos em aula ou laboratório, e está à disposição dos alunos da turma para colaborar na resolução de problemas, esclarecer dúvidas e orientar exercícios. A experiência mostra que a bolsa contribui para despertar o interesse do aluno pela carreira docente.
As inscrições são feitas pelo Portal do Aluno em: Aluno >> Monitoria >> Inscrição Monitoria. Depois disso você deve entrar em contato com os departamentos que se inscreveu para definição da data de Seleção. Período para seleção inicia em: 12/03/2012.
Não é permitido obter Bolsas de Monitoria se já estiver vinculado a outra Bolsa para o mesmo período que está solicitando.
Mais: www.ufrgs.br/prograd/aluno/monitoria
5.3 Estágio
Para desempenhar atividades de estágio, que acontecem fora da UFRGS, você precisa de autorização da Universidade, que deve observar se os seus estudos não serão prejudicados. Mas não se preocupe, porque você estará protegido da profissionalização precoce pela Lei do Estágio, que estabelece, entre outras normas, um máximo de 30h semanais de trabalho. Para entrar em um estágio, o aluno tem que ter cursado, com aproveitamento, o número de créditos obrigatórios igual ou superior à soma dos créditos das disciplinas obrigatórias da primeira etapa do curso. Por exemplo, se o total de créditos obrigatórios do primeiro semestre de seu curso for 30, você deve ter os 30 créditos obrigatórios. Você não pode fazer estágio com um numero menor de créditos. Ainda assim, há cursos em que o aluno, para realizar estágio, deve cumprir outros requisitos determinados pelas Comissões de Graduação de seu curso.
Procure a comissão de graduação do curso antes de se inscrever para estágio.
O órgão responsável pelos estágios é a DEMA, que fica no Anexo I da Reitoria, no Campus Centro. Informações: 3308-3258 e 3308-3371 ou estagios@prograd.ufrgs.br.
5.3.1 Onde encontrar vagas?
Murais da faculdade, sites do seu centro/diretório acadêmico. Também é interessante o aluno procurar empresas e instituições para saber se há vagas, ver as condições de trabalho, conversar com outros estagiários e obter outras informações para auxiliar na sua escolha. Um estágio pode fazer muita diferença na carreira profissional futura.
A UFRGS oferece Bolsas Estágio através da:
Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE)
Pró-reitoria de Pesquisa (PROPESQ)
Pró-reitoria de Extensão (PROREXT).
5.4 Intercâmbios no Exterior
Viajar ao exterior é a uma excelente oportunidade para os estudantes de graduação mergulharem em novas culturas, conhecerem pessoas e ainda darem um “upgrade” no seu currículo. Uma vez dentro da UFRGS, as chances de fazer um intercâmbio aumentam muito: A Universidade tem investido cada vez mais na sua internacionalização. Ela possui acordos de cooperação com instituições de ensino superior em todos os continentes. Existem dois tipos de mobilidade acadêmica:
Bolsa de Intercâmbio: um auxílio financeiro para custear despesas do estudante, e a universidade banca o custeio das despesas acadêmicas no exterior;
Apoio para independente conveniada: em que é prevista apenas a isenção de taxas acadêmicas das instituições no exterior que recebe o estudante, sem apoio para o estudante.
Vale lembrar que BOAS NOTAS SÃO CRITÉRIOS IMPORTANTES NO PROCESSO DE SELEÇÃO para bolsas no exterior. Portanto, fique atento e não deixe de se dedicar, inclusive chegando no horário naquela aula que começa às 7h30 da manhã no Vale!
Você também pode receber um aluno estrangeiro na sua casa, pelo programa Intercâmbio em Casa, ou apenas ajudá-lo na sua adaptação a Porto Alegre por meio do Amigo Internacional.
Mais informações Secretaria de Relações Internacionais (Relinter): paginas.ufrgs.br/relinter/portugues
5.5 Ciência sem Fronteiras
Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. Programa da UFRGS possui um bom numero de vagas para realização de disciplinas e de estágio nos seguintes países: Alemanha, Austrália, Canadá, Coreia do Sul, Estados Unidos, Finlândia, Hungria, Japão, Nova Zelândia e Reino Unido para os cursos das áreas tecnológicas.
Mais: http://www.ufrgs.br/relinter/portugues
5.6 Núcleo de Ensino de Línguas em Extensão (NELE)
Oferece cursos de idiomas: alemão, espanhol, francês, grego clássico, inglês, italiano, japonês, latim, mandarim, português para estrangeiros e russo. As aulas acontecem no Campus Central da UFRGS (Anexo 1 e 2 da Reitoria e FACED), excepcionalmente há turmas no Campus do Vale.
Mais: www.nele.ufrgs.br

6.0 MOVIMENTO ESTUDANTIL

6.0 MOVIMENTO ESTUDANTIL
O Movimento Estudantil é conjunto de entidades criadas e mantidas pelos estudantes pelas quais os estudantes se fazem representar.
É uma boa oportunidade dos alunos vivenciarem experiências de liderança, consciência política e aprimoramento pessoal. Desejamos que todos os alunos reflitam sobre esta oportunidade de participar do DA/CA e do DCE da UFRGS, assim como de cargos de Representante Discente.
6.1 UNE
A União Nacional dos Estudantes (UNE) é a principal entidade estudantil brasileira. Representa os estudantes do ensino superior.
Mais: www.une.org.br
6.2 UEE-RS
A União Estadual dos Estudantes do Rio Grande do Sul é a entidade de representação de todos os estudantes universitários do Estado. Fundada no dia 07 de novembro de 1939, tem grande participação em momentos históricos do nosso estado.
Mais: www.ueers.org.br
6.3 DCE da UFRGS
Diretório Central dos Estudantes, DCE/UFRGS é a entidade estudantil que legalmente representa todos os estudantes de graduação da UFRGS.
6.4 Diretórios Acadêmicos
Diretório Acadêmico(DA) ou Centro Acadêmico (CA) é uma entidade estudantil que representa, normalmente, os estudantes de uma mesma faculdade, escola ou instituto podendo representar estudantes de diversos cursos.
6.5 O DCE Livre - Movimento Estudantil Liberdade
Somos grupos de alunos que querem concluir seus cursos, conseguir boas oportunidades na vida e ajudar nossa sociedade.
Representamos os alunos de verdade, pois não queremos as vagas de representante discente para defender políticas do Governo Federal ou ideologias de partidos políticos, mas para trabalhar por um ensino melhor e melhores condições de estudo para os colegas e para nós mesmos.
Usamos da internet como uma excelente ferramenta prática para identificar a vontade dos estudantes. Por isso, defendemos eleições pelo PORTAL DO ALUNO e as pesquisas de opinião online. Ganhamos experiência e hoje somos representantes discentes muito qualificados, e já conseguimos grandes conquistas.
A nossa revolução é silenciosa sem gritos ou protesto pois ocorre a partir do juízo crítico de cada estudante que recebe informações fidedignas, baseadas em fatos e dados reais.
Defendemos que não se deve misturar política acadêmica e estudantil com política partidária, sob pena de deslegitimar e de comprometer as demandas legítimas e importantes dos estudantes. Mas acreditamos, sim, que é na Universidade, e não nas ruas, que devem ser formados líderes bem qualificados, futuros profissionais e políticos que a nossa sociedade tanto precisa.
O DCE Livre surgiu como resposta dos bons alunos ao uso político e eleitoreiro do DCEs, dos Diretórios Acadêmicos e da Representação Discente. Nossas ideias foram difundidas por todo o Brasil e hoje possuímos grupos nas principais Universidades brasileiras, como a UFRGS, USP, UFRJ, UNB e UFMG.
Nossa intenção é bem clara, queremos criar gerações de pessoas politizadas, que ascendam na política pelo conhecimento técnico, que possam mudar a face da política brasileira.
O DCE Livre participa todos os anos com uma chapa nas eleições do DCE da UFRGS, atualmente somos o maior grupo do movimento estudantil da UFRGS.
Na UFRGS nossas pautas são:
  • Combate à evasão escolar e repetência;
  • Adoção de currículos voltados às necessidades dos alunos;
  • Melhorias de infraestrutura da UFRGS, principalmente nas salas de aula e no RU;
  • Fim da superlotação das aulas;
  • Aumento da segurança nos campi;
  • A solução real para a superlotação e para o problema de pontualidade dos ônibus coletivos de Porto Alegre.
6.6 Democracia no Movimento Estudantil
Fazer parte do Movimento Estudantil na época dos nossos pais e avós era bem diferente, havia um inimigo comum, a ditadura. Nessa época eles tinham um objetivo nobre: a luta pela liberdade. Eles venceram, a ditadura caiu e hoje vivemos o maior período de democracia da história do Brasil, porém a grande maioria do Movimento Estudantil ainda continua agindo como se estivéssemos no período da ditadura.
Os partidos políticos sempre estiveram presentes no ME, geralmente para buscar líderes para qualificar seus quadros. No período de redemocratização boa parte do ME foi aparelhado por partidos políticos, deixando de lutar por um ensino de qualidade e por melhores condições de estudo para defender pautas da cartilha do partido político a que estava ligado, o que reduziu as lutas dos estudantes a disputas políticas entre situação e oposição.
O ME passou a se articular por pautas efêmeras, apenas reagindo contrariamente a alguns acontecimentos e logo entrou em crise quando a maioria dos estudantes deixou de participar do movimento.
Logo que foi criada a Lei do Meio Passe, grupos se organizam para lucrar com ela através de cobrança de taxa abusiva na confecção das carteiras, que dão direito ao meio passe, alguns partidos pequenos se agarraram no ME como única forma de continuar existindo.
Apesar de o ME ter lutado pela democracia, atualmente ele não é democrático internamente, sempre existindo artimanhas para levar vantagem controlando os processos eleitorais às chamadas “manhas do movimento”, coisas como convocar as eleições de última hora, às vezes com o edital atrás de uma porta, abrir as urnas onde lhes era mais conveniente, criar brigas para fechar as urnas nos locais onde a oposição é mais forte e fazer um monte de acusações absurdas para que os alunos percam o interesse e não votem. A verdade é que em poucos lugares um aluno pode se tornar presidente do seu diretório acadêmico ou do DCE sem participar do partido que controla o diretório.
Existe uma grande falta de tolerância com ideias contrárias as suas bases ideológicas, o que afasta pessoas com pensamento divergente do ME e acabou por criar o ME fraco e segmentado que temos hoje.
Enquanto o ME continuar a servir de militância barata para os partidos, delegando a segundo plano o debate e a politização dos alunos, ele não cumpre seu papel de formar líderes nas Universidade, líderes bem qualificados, futuros empresários e políticos – que a nossa sociedade tanto precisa.
6.7 Importância da Participação
Os alunos da UFRGS possuem demandas importantes, para que DCE ou seu DA tenha força para lutar por essas demandas, ele precisa do apoio dos estudantes. Assim é importante que você participe das assembleias e das eleições.
6.8 Representantes Discentes (RD)
Representantes Discentes (RDs) é o nome dado aos estudantes que participam dos órgãos colegiados da UFRGS. Sua função é representar, dentro daquele colegiado, os interesses do conjunto dos estudantes. O RD é membro pleno do órgão tendo os mesmos poderes que qualquer outro membro (como professores, funcionários administrativos, dirigentes de unidades e altos escalões da reitoria) . O aluno representante participa de todas as decisões que esse órgão toma, expondo as ideias dos estudantes sobre os assuntos discutidos e votando (os RDs têm direito “a voz e voto”).
O Movimento Estudantil organiza a Representação Discente junto aos órgãos da UFRGS, sendo responsável por indicá-los, fiscalizá-los e dar suporte/auxílio.
6.8.1 Por que é Importante participar da representação Discente
Traz opiniões e demandas de colegas para dentro dos órgãos da Universidade
Tem respaldo para questionar, propor ou exigir soluções
Informa e orienta os alunos sobre assuntos de interesse coletivo
6.8.2 O que você, como aluno representante, faz
  • Participa das reuniões periódicas. Você tem o direito de ser dispensado de qualquer atividade na Universidade para ir às reuniões.
  • Antes das reuniões terá que enviar as pautas para os colegas e se colocar a disposição.
  • Depois das reuniões terá que enviar as atas para os colegas e fazer o seu feedback da reunião.
6.8.3 O que você ganha?
  • Créditos complementares
  • Você acrescentará ao seu currículo um cargo de liderança.
  • Networking com os colegas e professores
6.8.4 Quem são Representantes Discentes?
A Representação Discente junto a administração fica a cargo do DCE.
A Representação Discente dos órgãos colegiados das Unidades fica a cargo dos respectivos diretórios acadêmicos. Consulte seu Diretório Acadêmico para saber quem são os Representantes Discentes do Conselho da Unidade, dos Departamentos, da Comissão de Graduação, da Comissão de Pesquisa, da Comissão de Extensão e dos Órgãos Auxiliares.

7.0 SERVIÇOS DO DCE

7.1. TRI
Tri – Transporte Integrado é o sistema de bilhetagem eletrônica de Porto Alegre que consiste na arrecadação automática da passagem de ônibus, através da utilização de cartões inteligentes com créditos eletrônicos. Os estudantes possuem 50% de desconto nas suas viagens. O aluno que pega dois ônibus com um intervalo de até 30 minutos entre eles, não paga a segunda passagem. Em domingos e feriados, os estudantes usufruem o desconto utilizando créditos de Passagem Antecipada.
7.2 . Passe Livre
A Lei do Passe Livre Estudantil garante isenção integral do valor da passagem para estudantes que comprovem renda mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa da família e que residam em uma cidade e estudem em outra poderão receber o benefício mediante o cadastramento.
Cartão do Passe Livre é confeccionado nas sedes do DCE.

8.0 ORIENTAÇÃO

8.0 ORIENTAÇÃO
Uma das principais funções do DCE Livre - Movimento Estudantil Liberdade é orientar os estudantes. A seguir daremos uma serie de dica baseadas nas experiências dos membros do DCE Livre.
8.1 Ordenamento
O ordenamento é a ordem de matrícula que é disputada entre todos os alunos pertencentes a um mesmo curso.
Os alunos são ordenados mediante a aplicação de 7 (sete) índices, que obedecendo a determinadas regras, concedem valores aos alunos. Estes índices têm por objetivo: agrupar os alunos dentro do mesmo interesse de matrícula e desempatar alunos com o mesmo desempenho.
8.2 Matrícula
Na realidade, o aluno não se matricula de imediato pela Internet, pois a primeira matrícula é presencial. A partir do segundo semestre o aluno deve acessar o sistema, pelo Portal do Aluno, em um período definido e fazer a sua Encomenda de Matrícula. Posteriormente, as encomendas são analisadas pelo sistema, que seguindo as regras do Ordenamento e usando um conjunto pré-estabelecido de critérios, distribui as vagas e divulga os resultados. Alterações nestas matrículas poderão ser feitas nas fases de matrícula posteriores: Ajuste da Encomenda e Ajuste de Matrícula.
Para efetuar as próximas matrículas você deve-se acessar o site da UFRGS: www.ufrgs.br, clicando no link ALUNO. Depois de informar o usuário e a senha, o seguinte caminho deve ser seguido: ENSINO GRADUAÇÃO >> ALUNO >> Matrícula.
Mais: www.prograd.ufrgs.br/aluno/faq-matricula
8.3 Matrícula pela Internet
A partir do segundo semestre, os alunos devem efetuar a matrícula pelo Portal do Aluno em ALUNO >> Matrícula.
Na realidade, o aluno não se matricula de imediato pela Internet. Ele acessa o sistema em um período definido e faz a sua Encomenda de Matrícula. Posteriormente, as encomendas são analisadas pelo sistema, que, seguindo as regras do Ordenamento e usando um conjunto pré-estabelecido de critérios, distribui as vagas e divulga os resultados. Alterações nestas matrículas poderão ser feitas nas fases de matrícula posteriores: Ajuste da Encomenda e Ajuste de Matrícula.
Mais: https://www1.ufrgs.br/Tutoriais/Matricula/ApresentacaoMatricula.ppt
8.4 Encomenda de Matrícula
A Encomenda de Matrícula corresponde à primeira fase da matrícula pela Internet. Nesse período, o aluno, a partir de suas possibilidades de matrícula e das disciplinas/turmas oferecidas, realiza o pedido inicial de matrícula.
8.5 Ajuste da Encomenda
O Ajuste da Encomenda corresponde, também, à primeira fase da matrícula pela Internet. Nesse período, a partir do resultado da Encomenda de Matrícula, o aluno pode fazer inclusões de disciplinas/turmas, bem como exclusões de disciplinas/turmas com as quais foi contemplado anteriormente.
8.6 Ajuste de Matrícula
O Ajuste de Matrícula corresponde à segunda fase da matrícula pela Internet. Nesse período, a partir do resultado do Ajuste da Encomenda, o aluno pode fazer inclusões de disciplinas/turmas, bem como exclusões de disciplinas/turmas nas quais já está matriculado.
8.7 Cancelamento de disciplinas
Durante a primeira semana de aula você pode excluir a matrícula em qualquer disciplina através do Ajuste de Matrícula.
8.8 Matrícula Responsável
Alguns estudantes perdem sua vaga por baixo aproveitamento, por terem poucas disciplinas aprovadas por semestre, a chamada recusa de matrícula. Alguns estouram o prazo máximo de conclusão do curso perdendo a vaga por jubilamento.
Para não ser jubilado, o aluno deve fazer um planejamento a fim de concluir seu curso até o prazo máximo, que você pode consultar no PORTAL DO ALUNO >> ENSINO GRADUAÇÃO >> ALUNO >> Informações para o Aluno >> Avaliação de Desempenho >> Número de semestres para completar o prazo máximo.
Para não perder sua vaga por recusa de matrícula, você deve manter sua taxa média de reprovação abaixo da Taxa de Reprovação Admissível, cujo índice você encontra no PORTAL DO ALUNO >> ENSINO GRADUAÇÃO >> ALUNO >> Informações para o Aluno >> Avaliação de Desempenho >> Taxa de Reprovação Admissível.
A taxa de reprovação de cada aluno é calculada da seguinte forma:
Taxa de reprovação = Nº total de créditos reprovados / Nº de matrículas efetuadas.
A Taxa de Reprovação é contada desde o início do curso e a verificação – se é maior ou não do que a taxa máxima do curso – é feita a partir do sexto semestre. Então, se você foi reprovado em muitos créditos no semestre passado, é hora de fazer diferente para continuar na UFRGS. Faça uma ou duas cadeiras e passe em todas, mas cuide o tempo de jubilamento.
Baseados na experiência de colegas ficam algumas dicas:
Dica 1: Se não for possível permanecer na seriação recomendada, faça um planejamento para o curso todo de modo que você o conclua antes do prazo máximo.
Dica 2: Para decidir em quais cadeiras matricular-se, considere se você vai conseguir fazer todos os trabalhos e se preparar para todas as provas, não se você vai conseguir apenas ir a todas as aulas.
Dica 3: É aconselhável para quem foi reprovado em alguma disciplina no último semestre que se matricule, no máximo, no número de disciplinas em que você foi aprovado no último semestre.
Dica 4: Excepcionalmente, se você foi reprovado 2 ou mais vezes numa mesma disciplina, faça apenas ela e outra disciplina que seja fácil para você.
Dica 5: Em hipótese alguma se matricule em uma disciplina para desistir no meio do semestre. Lembre-se que um FF, reprovação por excesso de falta, conta em dobro na hora de calcular o ordenamento, além de impossibilitar a autorização de renovação ou de obtenção de estágio.
Dica 6: Para ter um bom índice de ordenamento, e garantir vagas nas disciplinas, dê prioridade na matrícula para aquelas disciplinas que você está devendo da seriação. Uma disciplina deixada para trás fica trancando o ordenamento e diminui as chances de conseguir vagas nas demais disciplinas.
Dica 7: Você pode procurar a COMGRAD para uma análise específica do seu caso.
A reprovação é ruim para a Universidade que desperdiça recursos, mas é pior você que perde tempo, oportunidades de bolsas, estágios, pós-graduação, etc. Então, só se matricule no número de cadeiras em que você consiga cumprir o que é exigido para que, no final, seja aprovado.
Mais: http://www.ufrgs.br/cepe/arquivos/Res_19-2011_nova.pdf
8.9 Frequência
Para ser aprovado numa disciplina você deve ter frequência superior a 75% da carga horária prevista no Plano de Ensino da disciplina, caso contrário, você será reprovado com conceito FF por falta de frequência.
8.10 Faltas Justificadas
Para justificar faltas em caso de doença o aluno deverá os seguir um dos procedimentos conforme o caso:
  • 2 ou menos dias de afastamento: o aluno deverá entregar na Junta Médica da UFRGS um atestado médico onde deve constar o Código Internacional de Doenças – CID.
  • Mais 2 de dias de afastamento: o aluno (ou outra pessoal com uma procuração) deverá marcar por telefone uma perícia médica e no ato deverá entregar o atestado médico onde deve constar o Código Internacional de Doenças – CID.
  • Períodos para tratamento médico: o aluno deve solicitar uma Licença de Tratamento de Saúde na Junta Médica da UFRGS
Após a perícia será enviado um laudo para a COMGRAD para que o aluno tenha as faltas abonadas e as avaliações remarcadas.
Junta Médica da UFRGS:
Departamento de Atenção à Saúde (DAS)
Endereço: Av. Protásio Alves, 297.
Telefone: 3321-3249 ou 3321-3106.
8.11 Planos de Ensino
O Plano de Ensino é o documento que registra as atividades de uma disciplina. O Plano de Ensino deverá prever, obrigatoriamente, os seguintes itens relativos a atividades de ensino: Identificação, contendo nome do departamento, nome da atividade de ensino, cursos(s) de oferecimento, pré-requisitos por curso, etapa aconselhada no curso, corpo docente, súmula, regulamento ou plano de atividades, créditos quando aplicável, e carga horária, os objetivos, o conteúdo programático na forma de unidades ou sequências, a metodologia adotada; o cronograma de atividades; as experiências de aprendizagem; os critérios de avaliação, as atividades de recuperação, a bibliografia básica.
As atividades de ensino ministradas em várias turmas, atendidas por mais de um professor, serão coordenadas por um professor responsável, indicado pelo Departamento, a fim de estabelecer Plano de Ensino e garantir unidade em sua execução.
Os Plano de Ensino de cada disciplina pode ser consultado no Portal do Aluno: ENSINO GRADUAÇÃO >> ALUNO >> Matrícula.
8.12 Recusa de Matrícula
Recusa de Matrícula é o desligamento, a qualquer tempo, de alunos que apresentarem aproveitamento abaixo de padrões estabelecidos pela UFRGS.
Mais: www.ufrgs.br/prae/legislacao/recusa-de-matricula
8.13 Jubilamento
Jubilamento é o desligamento da Universidade de alunos que ultrapassarem o prazo máximo de tempo para a conclusão de seus cursos.
Mais: http://www.ufrgs.br/cepe/arquivos/Res_19-2011_nova.pdf
8.14 Entrega das Provas
A resolução 11/2013 da CEPE, dá o direito de vista aos alunos sobre os documentos referentes à sua avaliação.
Os alunos podem solicitar os seguintes documentos e informações: Questões da prova, critérios/gabarito de correção, distribuição de pontos por questão e prova corrigida.
Os originais devem ficar com o professor para que possa haver um processo de revisão. Se algum professor recusar o pedido de vista você deve recorrer à sua COMGRAD.
8.15 Revisão das Provas
Em caso de desacordo, o aluno tem direito a pedir revisão de conceito. A revisão de conceito deve solicitada através de requerimento à Chefia do Departamento da disciplina no prazo máximo de 3 dias após a publicação dos conceitos. A solicitação de revisão de conceito pode ser parcial ou do conceito final.
Seja bem CLARO no que você deseja deste processo. Faça uma carta de encaminhamento expondo de forma bastante CLARA e PRECISA seus argumentos. O ideal é que a solicitação seja feita por ofício entregue na Secretária dos Departamentos, mas, se não for possível, faça a solicitação por e-mail com cópia para a COMGRAD.
Dependendo do caso específico, pode ser aberta uma comissão de professores para avaliar o caso e, eventualmente, reavaliar as provas e trabalhos do aluno. Da decisão do Professor cabem sucessivos recursos ao Departamento, a COMGRAD e a CEPE.
8.16 Processos
A comunicação formal entre as pessoas e os órgãos da UFRGS é feita através de processos. A UFRGS dispõe de um Sistema de Protocolo que abre, cadastra e permite o acompanhamento de processos.
A consulta do andamento de um processo pode ser feita pelo Portal: www1.ufrgs.br/Processos/default.htm
8.17 Créditos Obrigatórios
São créditos dados por cursar com aprovação disciplinas com conteúdos básicos ou fundamentais do curso (disciplinas obrigatórias), para se formar é necessários ter o número total de créditos obrigatórios do curso.
8.18 Créditos Eletivos
Créditos Eletivos são créditos de disciplinas do currículo. Podem ser convertidos em créditos complementares, sem necessidade de processo, basta acessar o Portal do Aluno em Aluno >> Graduação >> Matrícula >> Créditos Complementares.
8.19 Créditos Complementares
São créditos recebidos por Atividades Complementares.
As Atividades Complementares são atividades que podem ser desenvolvidas por alunos regularmente matriculados, através de estudos e práticas independentes, presenciais e/ou à distância, visando à aquisição de conhecimentos que podem ser, atividades de monitoria, Iniciação Científica, representação discente, extensão, estágios não obrigatórios, disciplinas de outro curso, entre outros, e que poderão ser aproveitadas nos cursos a fim de completar o currículo do curso. É uma forma de incentivar o discente a expandir sua formação para além da área de concentração do seu curso.
8.20 Tipos de Créditos Complementares
Para fins de incentivar a diversificação das atividades realizadas pelo estudante, a UFRGS exige pelo menos duas atividades diferentes para completar numero de créditos complementares dos cursos.
São atividades diferentes: Disciplinas Eletivas, Disciplinas de outros cursos, Bolsas, Estágios, Palestras, participação em Diretório Acadêmico, DCE ou Representação Discente.
8.21 Disciplinas de outros Cursos
Disciplinas de outros cursos podem ser importantes para a sua formação e valem créditos complementares. Você pode se matricular em até duas disciplinas de outros cursos por semestre.
A matrícula em disciplina de curso 2 é feita durante o período de Ajuste da Encomenda ou Ajuste de Matrícula, através do Portal do aluno >> Aluno >> Matrícula >> Solicitação Extracurricular.
Mais: www.ufrgs.br/cepe/Res%2024-06.htm
8.22 Avaliação de Disciplinas
Em todos os semestres a UFRGS realiza a Avaliação de Disciplinas com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino através da análise dos principais problemas apontados e possibilitar correções para o semestre seguinte.
Sua participação é importante para que a informação sobre a qualidade do ensino prestado chegue aos responsáveis pela Gestão do Ensino. Por isso, faça sua parte e responda a avaliação.
É importante que você faça comentários usando o campo livre pois eles são MUITO MAIS IMPORTANTES do que as notas. O maior impacto dessas avaliações é na metodologia de ensino e de avaliação da disciplina e na alocação dos professores nas disciplinas em cada semestre. Mesmo não havendo reação imediata, a reclamação recorrente de um mesmo professor em uma mesma disciplina tende a tirá-lo dela nos próximos semestres. Os resultados também influenciam as progressões funcionais dos professores.
Para fazer a Avaliação de Disciplinas vá ao Portal do Aluno, entre com o número do seu cartão e senha, depois em ALUNO >> Avaliação de Disciplinas. O sistema abre no final do semestre e fica aberto até a próxima matricula, durante esse período, é possível alterar sua avaliação quantas vezes forem necessárias.
8.23 Transferência Interna
Estudantes da UFRGS poderão requerer ingresso por Transferência Interna para curso assemelhado da UFRGS. Podem concorrer alunos regularmente matriculados ou com matrícula trancada, desde que tenham ingressado através de Concurso Vestibular (CV), na UFRGS, no curso do qual desejam sair e que tenham sido aprovados no conjunto das disciplinas que compõem os três primeiros semestres do seu curso de origem. Será permitida somente uma única transferência interna de curso.
8.24 Excelência Acadêmica
Excelência Acadêmica é a busca da qualidade nas atividades inerentes ao ensino, pesquisa e extensão, na perspectiva da formação e voltada para a valorização da cidadania e da participação ativa da Universidade em projetos de desenvolvimento do País.
8.25 Láurea Acadêmica
A Láurea Acadêmica é uma distinção que a Universidade concede em reconhecimento ao mérito do estudante que tenha se destacado durante o seu curso de graduação. É necessário no mínimo de 80% de conceitos A, ausência de conceitos de reprovação e além de outros requisitos de acordo com o curso.

9.0 LEIS IMPORTANTES

9.0 LEIS IMPORTANTES
É importante que você conheça que você saiba as leis para conhecer seus direitos. A seguir algumas que regem o funcionamento da UFRGS.
9.1 Lei dos Diretórios Acadêmicos
Garante a autonomia dos DCEs, UEEs e Diretórios Acadêmicos.
Mais: www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L7395.htm
9.2 Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) define e regulariza o sistema de educação brasileiro com base nos princípios presentes na Constituição.
Mais: portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf
9.3 Regimento Geral da UFRGS (RGU)
O Regimento Geral da UFRGS é um conjunto de regras estabelecidas pelo Conselho Universitário para regulamentar o funcionamento da UFRGS visando o cumprimento de sua função pública instituída a UFRGS.
Mais: www.ufrgs.br/consun/regimento_geral.pdf
9.4 Resoluções da CEPE
É legislação Interna da UFRGS estabelecidas pelo CEPE.
Mais: www.ufrgs.br/cepe/legislacao.htm
9.5 Normas Básicas da Graduação na UFRGS
Estabelecer as seguintes NORMAS BÁSICAS DA GRADUAÇÃO, bem como sobre o controle e o registro de suas atividades acadêmicas.
Mais: www.ufrgs.br/cepe/arquivos/Res_11-20132.pdf
9.6 Plano de Desenvolvimento Institucional da UFRGS (PDI)
O PDI norteiem as decisões tomadas pela Universidade e cobre todo o espectro de atividades da UFRGS, desde sua missão, passando pelo projeto pedagógico, programa de desenvolvimento, organização didático-pedagógica e administrativa, infraestrutura e sustentabilidade financeira.
Mais: www.ufrgs.br/ufrgs/a-ufrgs/plano-de-desenvolvimento-institucional
9.7 Código Disciplinar Discente
O Código Disciplinar Discente (CDD) especifica as infrações disciplinares discentes passíveis de sanção, nos termos do Art. 184 do Regimento Geral da Universidade, e os direitos e garantias quanto ao processo disciplinar discente e à aplicação das respectivas sanções.
Mais: www.ufrgs.br/cepe/legislacao/Res07-04.htm

10.0 ENSINO

10.1 Currículos dos Cursos
Os Currículos dos Cursos da UFRGS podem ser consultados através do link: www1.ufrgs.br/graduacao/xinformacoesacademicas
10.2 Disciplinas Obrigatórias
São as disciplinas com conteúdos básicos ou fundamentais do curso, é obrigatório cursar todas elas para se formar.
10.3 Disciplinas Eletivas
Se seu curso prevê créditos eletivos, você deve cursar disciplinas eletivas. As quais são, geralmente, um grande número de disciplinas oferecidas ao aluno, o qual pode escolher quais deseja fazer para obter seus créditos eletivos – permitindo focar o curso em alguma área mais específica.
É possível matricular-se em disciplinas eletivas no 1° semestre, basta entrar no Portal do Aluno e ir no menu: Ensino Graduação >> Aluno >> Informações aluno >> Matrícula.
10.4 Calendário Acadêmico
Neste ano, o primeiro semestre inicia no dia 22 de Fevereiro (antes do Carnaval) e termina em 19 de julho. O segundo semestre será entre 4 de agosto e 20 de dezembro. Confira neste site as datas mais importantes para 2014:
www.ufrgs.br/prograd/calendario-academico-2014-atualizado-1
10.5 Decordi
É o Departamento de Controle e Registro Acadêmico. Ele emite comprovantes de matrícula e documentos em geral, trabalha questões como a mobilidade acadêmica (troca de curso), entre outras atividades. Campus Centro – prédio 12101. O Decordi funciona das 8h as 11 h e das 14h as 17h.
Telefone: 3308-3085, 3308-3258 e 3308-4105
E-mail: decordi@decordi.ufrgs.br

11.0 PESQUISA

11.1 Grupos de Pesquisa
São grupos de professores, especialistas e alunos que se reúnem para pesquisar numa área do conhecimento específica.
11.2 Salão de Iniciação Científica
O Salão de Iniciação Científica (SIC) constitui-se em um espaço para a divulgação, a promoção e o acompanhamento dos trabalhos de Iniciação Científica desenvolvidos por alunos de graduação da UFRGS e de outras Instituições de Ensino Superior (IES).
11.3 Salão de Extensão
O Salão de Extensão têm por objetivo criar um ambiente para divulgação reflexão e avaliação da Extensão, reafirmando seus princípios e o seu papel enquanto produtora de conhecimento, bem como sua indissociabilidade com o ensino e a pesquisa. O Salão, além de vitrine das atividades de Extensão da Universidade, discute conceitos, concepções, políticas, inserção na sociedade e transcendência da Extensão realizada pela UFRGS.

12.0 EXTENSÃO

12.0 EXTENSÃO
12.1 Semana Acadêmica
Ocorre uma vez por semestre, normalmente em maio e em outubro. O objetivo é a atualização e participação dos alunos. Com 75% de presença o aluno tem direito a um certificado, que serve como crédito complementar.
2012/1: de 21 a 25 de maio.
2012/2: de 01 a 05 de outubro.
12.2 Maratona de Empreendedorismo
Com o intuito de estimular a educação empreendedora e responder de forma inovadora aos desafios que a Universidade enfrenta decorrentes do maior compromisso com o desenvolvimento econômico regional, a SEDETEC realiza, desde 2000, a Maratona de Empreendedorismo da UFRGS.
A Maratona oferece uma formação inovadora, através de uma prática pedagógica voltada para o empreendedorismo, criatividade e inovação, permitindo um melhor resultado na interação da UFRGS com a sociedade.
Mais: paginas.ufrgs.br/empreendedorismo

13.0 PROGRAMAS CULTURAIS

13.0 PROGRAMAS CULTURAIS
A UFRGS oferece uma agenda cultural intensa e diversificada à comunidade. Exibições de filmes e apresentações de música e teatro são algumas das atividades que compõem a programação. Dica: quase todas são gratuitas.
A programação completa de todas as atividades culturais pode ser conferida no site www.difusaocultural.ufrgs.br.
13.1 Vale doze e trinta
Uma vez por mês, entre março e novembro, bandas de alunos, professores e servidores da Universidade se apresentam no Campus do Vale ao meio-dia e trinta. Oficinas e sessões de cinema também fazem parte do projeto.
13.2 Uniarte
Seminários, exposições e encontros sobre artes visuais – pinturas, fotografias, esculturas, gravuras – são realizados na Pinacoteca Barão de Santo ngelo, no Instituto de Artes (Rua Senhor dos Passos, 248 – 1º andar).
13.3 Unimúsica
O Unimúsica promove shows, oficinas e debates uma vez por mês, divulgando a música popular brasileira.
13.4 Cinema
A Sala Redenção, localizada atrás da Faculdade de Educação, no Campus Centro, é um espaço de exibição de filmes alternativos, por meio de ciclos e mostras temáticas. Algumas vezes são realizados debates sobre os filmes exibidos.
13.5 Núcleo de estudos da canção
Encontros mensais são realizadas discussões sobre música brasileira , coordenados pelo prof. Luís Augusto Fischer. Palestras e audições comentadas com artistas integram a programação.
13.6 Mostra de teatro do DAD
Ao final dos semestres, o Departamento de Arte Dramática (DAD) apresenta peças produzidas por alunos que estão se formando em Teatro. As mostras são realizadas nas salas Alziro Azevedo (Salgado Filho, 340) e Qorpo Santo (junto à Sala Redenção, no Campus Centro). Informações pelos telefones 3308.3161 e 3308.3080.
13.7 Interlúdio
De abril a novembro, recitais mensais são oferecidos à comunidade acadêmica na Sala Fahrion, no segundo andar da Reitoria, sempre às 12h30min.
13.8 Concertos OSPA
A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre realiza concertos no Salão de Atos, com ingressos disponibilizados aos estudantes da UFRGS pelo Departamento de Difusão Cultural.
13.9 Teatro
Pesquisa e extensão: São apresentadas, nas salas Alziro Azevedo e Qorpo Santo, peças de teatro que resultam do “laboratório” dos alunos do curso de Teatro. Ao final de cada mês também há debates sobre o tema do espetáculo.
13.10 Museu da UFRGS
Desenvolve exposições e projetos especiais de difusão científica, tecnológica, artística e cultural. Localizado na Osvaldo Aranha 277 – Campus Centro, permanece aberto das 9h às 18h. Informações sobre a programação no site www.museu.ufrgs.br.
13.11 Planetário
Instalado na Av. Ipiranga 2.000, o Planetário realiza programas científicos e culturais, sessões astronômicas, palestras e observações com telescópios. Mais 308.5387 ou www.planetario.ufrgs.br
13.12 Colônia de Férias
Nada como um período de férias para largar o ambiente pesado da cidade e partir para um descanso na praia ao lado de amigos e familiares. Para que alunos, professores e servidores técnico-administrativos possam aproveitar ao máximo seu momento de folga, a UFRGS possui duas sedes de lazer no litoral: a Colônia de Férias, em Tramandaí, e o Centro de Lazer, em Capão Novo. Os espaços contam com piscinas, churrasqueiras, sala de jogos e quadras esportivas. A diária custa apenas 5 reais e as reservas devem ser feitas presencialmente na Casa do Estudante (Av. João Pessoa, 41 – Sala 15).
Informações e reservas – Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis – Divisão de Lazer: 3308.4036
13.13 Esporte
Quem gosta de esportes (ou simplesmente quer manter a forma) pode participar das equipes da UFRGS, que disputam competições universitárias como a Copa Unisinos, os Jogos Universitários Brasileiros e a Copa UCS, entre outros. A Universidade mantém times de voleibol, handebol, basquete, futsal, futebol, atletismo, natação, tênis, judô, jiu-jitsu e xadrez, tanto masculinos quanto femininos. É bom já ter alguma experiência, mas ninguém vai impedir você de tentar uma vaga. Se você tem interesse, entre em contato com a Coordenadoria de Esportes pelo e-mail esporte@ufrgs.br ou pelo 3308.3388. A maioria das atividades relacionadas ao Esporte da UFRGS ocorre no Campus Olímpico, onde está localizada a ESEF, a Escola de Educação Física. Por meio de projetos de extensão, a ESEF disponibiliza atividades comunitárias, como musculação, dança, ginástica e natação.
Mais informações: 3308-5866 ou pelo e-mail comex@ufrgs.br.

14.0 MEIOS DE COMUNICAÇÃO

14.0 MEIOS DE COMUNICAÇÃO
Para os estudantes da UFRGS, é fácil ficar por dentro dos acontecimentos culturais da semana, manter-se informado sobre os temas mais discutidos do momento, conhecer os eventos da Universidade, e, ainda, ouvir boa música e assistir a programas de televisão voltados ao público universitário. Os meios de comunicação listados abaixo são também uma oportunidade de bolsa e trabalho para alunos da Fabico.
14.1 Agendão
Revista eletrônica semanal, com informações sobre cultura, ciência e atualidades. Pode ser acessada pelo site, e os interessados podem se cadastrar para receber o conteúdo por e-mail.
Link: www.ufrgs.br/comunicacaosocial/agendao
14.2 Jornal da Universidade
Publicação mensal, distribuída gratuitamente em todas as unidades da UFRGS e em pontos culturais da cidade. A equipe é formada por jornalistas e estudantes, que produzem reportagens sobre assuntos da universidade e sobre temas locais, nacionais e internacionais, resenhas de livros e agenda cultural.
Link: www.jornal.ufrgs.br
14.3 Site de Notícias
Atualizado diariamente com notícias que envolvem a Universidade, como palestras, atividades culturais, seminários e congressos, entre outros.
Link: www.ufrgs.br
14.4 Rádio da Universidade
A mais antiga entre as rádios universitárias do país, divulga a produção acadêmica da Universidade e realiza programas de entrevista, debate, notícias e música pelos 1080 kHz AM ou pelo site. A Rádio também conta com a participação de alunos da Fabico na produção e na apresentação de programas. Os estúdios funcionam na Rua Sarmento Leite, 426.
Link: www.ufrgs.br/radio
14.5 UFRGS TV
Inaugurada em 2005, localiza-se no mesmo prédio da Rádio da Universidade. Entre os destaques da programação, estão o Conhecendo a UFRGS, o Extensão Universitária e o Divulgação Científica, além de especiais de cultura. Você pode assistir aos programas na UNITV pelo canal 15 da NET de Porto Alegre ou pelo canal ufrgstv do YouTube.
Link: paginas.ufrgs.br/tv

15.0 MORADIA

15.0 MORADIA
A seguir algumas dicas de moradia.
15.1 Casa do Estudante das UFRGS
Atualmente a UFRGS mantém em funcionamento três Casas do Estudante destinadas à moradia de estudantes carentes oriundos de cidades do interior. Todas as casas dispõem de vagas masculinas e femininas, sendo que para candidatar-se a uma vaga o aluno da UFRGS deve atender aos critérios determinados pelo processo seletivo. Cada casa tem seu regimento próprio e processo de seleção específico, cujas datas são divulgadas por meio de Edital de Seleção.
15.1.1 CEU – Casa do Estudante Universitário
Av. João Pessoa, 41 – Bairro Centro Histórico – Contato: 3316.4033
15.1.2 CEFAV – Casa do Estudante das Faculdades de Agronomia e Veterinária
Av. Bento Gonçalves, 7.712 – Bairro Agronomia – Contato: 3308.6250
15.1.2 CEUFRGS – Casa do Estudante da UFRGS
Rua São Manoel, 573 – Bairro Santa Cecília – Contato: 3335.2144
15.2 Outras Casas do Estudante
15.2.1 CEUACA – Casa do Estudante Universitário Aparício Cora de Almeida
Rua Riachuelo, 1355 – esquina com a Borges de Medeiros | Bairro Centro | Porto Alegre | Contato: 3224 7215
15.2.2 CEUPA – Centro Evangélico Universitário de Porto Alegre
Casa I – Rua Sarmento Leite, 1053 | Contato: 3225 1746
Casa II – Rua José do Patrocínio, 648 | Contato: 3212 6910
Casa III – Rua Luiz Afonso, 347 | Contato: 3212 7023
15.2.3 JUC7 – Juventude Universitária Católica – Casa 7
Rua Rivadávia Correa, 08 | Bairro Partenon | Porto Alegre
Contato: 3315 3559
15.2.4 CEUL – Casa do Estudante Universitário de São Leopoldo
Rua: 1º de março, 729 | Bairro Centro | São Leopoldo
Contato: 3592 1668
15.2.5 CEUNI – Casa do Estudante Universitário Cristo Rei
Av. Unisinos, 1555 | Bairro Cristo Rei | São Leopoldo
Contato: 3589 8503

16.0 TRANSPORTE

16.0 TRANSPORTE
O site www.poatransporte.com.br traz as rotas de ônibus, lotações, bem como paradas e pontos de táxi. Além disso, é possível conhecer a integração entre os três modais. Tudo é demonstrado em um mapa da cidade, com o nome de ruas e zonas de interesse, como pontos turísticos, parques, hospitais e outras referências na cidade.
16.1 Selo de Estacionamento
As inscrições para estudantes que desejam utilizar os estacionamentos dos diferentes campi da UFRGS devem ser realizadas em período específico (as datas são divulgadas no site da SUINFRA -www.suinfra.ufrgs.br). Você está preocupado, pois não sabe onde estacionar no Campus do Vale à noite? Lá, a partir das 17h30min, é permitido deixar os carros nos estacionamentos sem a necessidade de uso do selo. Mais informações pelo e-mail estacionamento@ufrgs.br.

17.0 CONSIDERAÇÕES FINAIS

17.0 CONSIDERAÇÕES FINAIS
Esperamos que este manual possa ser útil para você desfrutar plenamente esta sua recente conquista: Estudar numa das melhores universidades do país e referência internacional em estudo gratuito e de qualidade.
Participe dos órgãos colegiados. Manifeste sua opinião. Aproveite para obter da UFRGS muito mais do que um diploma. Aproveite estes importantes anos da sua vida durante a graduação para promover sua formação plena como cidadão.
DCE Livre - Movimento Estudantil Liberdade agradece sua atenção e o espera para novos desafios.


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