Sobre o MEL

DIRETRIZES DO MOVIMENTO ESTUDANTIL LIBERDADE

O Movimento Estudantil Liberdade é uma organização individualista, capitalista e meritocrática, de orientação geral liberal-conservadora, que busca a realização dos objetivos nacionais, de valorização do homem brasileiro e de desenvolvimento do país, baseados nas nossas tradições e nos imortais valores inerentes à civilização ocidental, sobretudo no que tange a defesa da Liberdade, o respeito à Propriedade Privada, às Leis, à Ordem e à Democracia, e o reconhecimento do Estado Democrático de Direito.

O Movimento Estudantil Liberdade é individualista. O maior erro do pensamento coletivista é não se dar conta de que a coletividade não tem realidade substantiva, que não existe de forma independente dos indivíduos que a compõe. Por outro lado, o ser do indivíduo consiste em um ser por si e para si mesmo, em um ser autônomo e independente. Por esta razão, a coletividade deve respeitar o indivíduo em seu modo peculiar de ser, em seus valores próprios, reconhecendo sua autonomia, pois o indivíduo não é pura e simplesmente parte do todo. Ainda que o indivíduo seja parte da sociedade, ele é superior à ela, porque é pessoa no pleno e autêntico sentido da ideia, o que jamais poderia ser a sociedade. Assim, a coletividade não faz sentido se não for um meio para o indivíduo alcançar seus próprios objetivos e realização pessoal.

O Movimento Estudantil Liberdade é capitalista. O capitalismo tem como finalidade a criação e produção de valor, estimulando que os esforços criativos e produtivos sejam direcionados para a satisfação dos desejos e necessidades dos indivíduos, contribuindo para a melhora em sua qualidade de vida e em seu bem-estar. A criação de valor no capitalismo ocorre por meio da livre troca de bens e serviços, o que estimula a interação cooperativa e pacífica entre os indivíduos e a transmissão de habilidades intelectuais, emocionais e sociais como forma de aperfeiçoar tudo o que é criado por cada um no empenho da excelência pessoal, que gera a satisfação, sendo esta o caminho para a felicidade. O capitalismo é muito mais do que economia. Sem capitalismo, não há liberdade individual, não há pluralismo político e não há sociedades prósperas.

O Movimento Estudantil Liberdade é meritocrático. A meritocracia é um dos principais pilares das economias capitalistas de livre mercado, das democracias constitucionais e das sociedades abertas. É o reconhecimento e a valoração do esforço pessoal, do suor, da capacidade de trabalho e da inteligência do indivíduo e o que define seu grau de capacitação no exercício de funções socioeconômicas, demonstrando quanto pode contribuir na adição de valor à vida das demais pessoas.

Defendemos a Liberdade como valor universal e fundamental do Ser Humano, no que entendemos que é imprescíndível o reconhecimento da pluralidade de ideias existentes na sociedade, advinda do fato de que cada indivíduo é único e, portanto, suas necessidades e aspirações também devem ser vistas como únicas, sendo fundamental o respeito às diferentes formas de pensamento, bem como, a liberdade de expressão e de crença. Somos contrários a toda e qualquer forma de preconceito étnico que restrinja as liberdades individuais, considerando que o Ser Humano não deve ser julgado pela cor de sua pele ou por sua etnia, mas sim por seus valores morais, éticos e cívicos e pelo trabalho que exerce em benefício do Bem Comum.

Entendemos que o panorama histórico que vivemos deve ser compreendido através de uma mentalidade coperniciana, heliocêntrica e mundial e não através de uma mentalidade ptolomaica, geocêntrica e provinciana. O Brasil precisa pensar com o mundo e colocar-se à altura dos tempos, mas para isto não basta que a Nação seja grande, é necessário que seus homens também sejam grandes e estejam à altura de seus elevados destinos, pois grandes pensamentos criam grandes povos.

Vemos o Estado apenas um meio posto à disposição da pessoa humana, a qual é um fim em si mesma, por isso queremos que a organização nacional vise a liberdade, disciplinando e ordenando com técnicas mais científicas o povo, o qual, com esse procedimento, poderá exprimir melhor a sua vontade, desejos e aspirações.

Defendemos a Livre Iniciativa, reconhecendo as capacidades individuais e empreendedoras do Ser Humano, bem como, nos opomos a luta de classes, defendendo que estas, sendo diversas mas não adversas, podem e devem viver em harmonia. Defendemos que o ensino voltado para o empreendedorismo é fator crucial para o desenvolvimento pessoal dos indivíduos e um instrumento para o progresso nacional através do crescimento econômico e do desenvolvimento social por meio da inovação e dinamização da economia, englobando a ideia de sustentabilidade.

Reconhecemos a Propriedade Privada como legítima, uma vez que está de acordo com a natureza humana e porque, de maneira geral, tal regime é o que melhor assegura a utilização dos bens materiais e a Liberdade da Pessoa Humana.

Nossa maior tarefa é colaborar na construção de um Brasil realmente livre através da assimilação de ideias das demais culturas do mundo civilizado, relacionando os princípios universais com a realidade nacional para que possamos, então, criar valores próprios que serão admitidos, por meio do Poder Nacional, em toda parte do globo terrestre.

Mais autonomia, Menos burocracia
Compromisso com a qualidade
Compromisso com a ética
Compromisso com a verdade


NOSSOS PRINCÍPIOS E VALORES 

Princípios do Movimento Estudantil Liberdade

1 - A pluralidade, entendida como o respeito às diferentes formas de pensamento, o combate à intolerância e a atuação democrática nas entidades estudantis.
2 - A transparência, com a realização periódica de prestação de contas na gestão das entidades estudantis como fator importante para a representatividade destas.
3 - O movimento estudantil de resultados, com a busca de benefícios concretos aos estudantes como um dos objetivos das entidades estudantis representativas.
4 - A busca  da excelência acadêmica como forma de melhoria do ensino.
5 - A busca de um ensino voltado para os interesses dos estudantes.
6 - A defesa da democracia, do Estado de Direito e das garantias fundamentais.
7 - A defesa da Liberdade como valor universal e fundamento da dignidade humana.

Objetivos do Movimento Estudantil Liberdade

1 - Trabalhar por uma formação de qualidade através de ações concretas.
2 - Construir um movimento estudantil plural.
3 - Incentivar a participação política.
4 - Promover o espírito cívico em seus associados e colaborar na formação dos estudantes no que tange a preparação ao exercício da cidadania.
5 - Efetivar a confraternização e solidariedade entre as entidades congêneres.
6 - Incentivar os estudantes a debates de natureza educacional, econômica, social, cultural e humanitária, buscando a compreensão e solução dos problemas.
7 - Prestar, através de convênios, dentro de suas possibilidades, assistência social, médica e jurídica aos associados.
8 - Promover a aproximação entre os corpos docente, discente e técnico-administrativo da UFRGS.
9 - Lutar permanentemente pela universidade de qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...