quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Primavera de verdade x Primavera árabe

O mundo vem sendo sacudido por manifestações populares que vêm transformando diversos países, na direção da LIBERDADE. Com início no Oriente Médio e se espalhando por todo mundo árabe e muçulmano, essa onda, batizada de Primavera Árabe, com forte apoio dos Estados Unidos da América – EUA, vem derrubando regimes ditatoriais. Desde então, Primavera virou significado de MUDANÇA e luta por um MUNDO LIVRE.

Aqui na UFRGS, a atual gestão do DCE, controlada por militantes extremistas radicais, tentam se apropriar do conceito de “Primavera”, inclusive batizando sua chapa com este nome. Uma contradição, pois são exatamente os que resistem às mudanças que nós estudantes cobramos há anos na Universidade, tais como:

- Transparência no DCE: Prestação de Contas de forma pública e transparente, com os dados financeiros publicados periodicamente no site da entidade, no mínimo mensalmente e durante toda a gestão;

- Reconhecimento dos DAs e CAs: Eles não reconhecem os diretórios e centros acadêmicos de cursos de Engenharia que não desejam permanecer atrelados ao CEUE, apenas para não perderem a maioria no CEB e na Comissão Eleitoral. Querem impedir, mais uma vez, a participação dos estudantes de cursos cujos alunos não são alinhados aos militantes. Por isso defendemos a liberdade total de organização dos estudantes e o reconhecimento dos DAs e CAs;

- Fim do imposto no Cartão do TRI: Não aceitamos que o DCE cobre R$9,00 para que possamos adquirir um cartão que nos dá um direito legal, que é o benefício da meia-passagem estudantil. Se o DCE quer dinheiro dos alunos, então que divulgue o número de sua conta bancária para quem queira contribuir de forma espontânea e consciente. Por isso vamos abolir a cobrança do cartão e fornecer o mesmo de forma gratuita;

- Eleições pelo Portal do Aluno: Estamos na era da Revolução Científico-Tecnológica, em que novas tecnologias surgem a cada dia. Não é possível que continuemos atrasados e resistentes a essa mudança. Por isso queremos eleições em que possamos votar sem precisar pegar filas, ou sermos atacados por militantes, ou mesmo não podermos votar por falta de uma urna próxima. E isso é possível, através do Portal do Aluno, onde cada um de nós vota até de casa, pela internet, através do número do cartão/UFRGS e senha pessoais;

Na Líbia, onde reinava o “Socialismo Árabe” do ditador Muhamar Kadafi, as forças democráticas ainda trabalham para consolidar a derrubada do velho regime e a implantação da democracia. Até em Cuba, que vive décadas de ditadura comunista, familiares de presos políticos iniciaram uma série de manifestações em defesa dos Direitos Humanos e liberdade política e econômica.

É inadmissível que logo aqui na UFRGS ainda temos que tolerar sermos tutelados por uma entidade que não nos representa, cuja gestão não presta contas de forma periódica e transparente, com eleições manipuladas e que vai contra o avanço da humanidade.

Por isso queremos um DCE LIVRE, que realmente represente os estudantes da UFRGS, que trabalhe para buscar benefícios concretos aos alunos e esteja em sintonia com as transformações que ocorrem no mundo.

É primavera... e depois vem o verão, outono, inverno..., e não podemos ficar mais um ano inteiro parados numa mesma estação. Por isso queremos MUDAR. E a verdadeira mudança se chama Chapa 4 DCE LIVRE: O Estudante em 1º lugar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...