terça-feira, 26 de março de 2013

Nota de Apoio ao Trote de Recepção aos Estudantes de Engenharia Civil da UFRGS


O trote acadêmico é um ritual de boas-vindas aos calouros, cujas raízes vêm das primeiras Universidades. É uma tradição que marca a entrada dos estudantes no seio acadêmico. Assim, na sexta-feira, 15 de março de 2013, os veteranos do curso de Engenharia Civil da UFRGS realizaram a recepção de seus novos colegas, através de atividades descontraídas e saudáveis, cujo único objetivo era fazer com que os calouros se sentissem à vontade e, dessa forma, criar um ambiente propício ao entrosamento, à inclusão.

Não obstante, estando os veteranos cientes de que alguma atividade do trote poderia ofender algum calouro, esclareceram antecipadamente os estudantes sobre quais seriam as atividades do trote e também os informaram que a adesão ao mesmo era voluntária, ou seja, que ninguém seria obrigado a participar contra a própria vontade, bem como, que aqueles que optassem por não participar não seriam de forma alguma excluídos ou hostilizados.

O trote, como se esperava, ocorreu sem nenhum problema. As imagens que foram feitas mostram apenas estudantes felizes e se divertindo, aproveitando esse momento inicial junto com os colegas com os quais seguirão juntos por um bom tempo dentro da faculdade. Ainda, é importante salientar que não houve, após o evento, nenhuma reclamação por parte dos participantes da recepção.

Todavia, um grupo de indivíduos mesquinhos, imersos em seu próprio egoísmo, que sequer participaram do trote e nem mesmo eram alunos do curso de Engenharia Civil, filmaram e fotografaram as atividades e foram até a imprensa buscando nada além de polêmica e baixaria. Infelizmente, outra característica da UFRGS apresentada aos calouros foi a presença, na Universidade, dessas pessoas que se incomodam com a felicidade alheia, que vivem focados em um patrulhamento ideológico hidrofóbico.

Assim, o Movimento Estudantil Liberdade, firme em suas convicções de que cada indivíduo é dono de sua própria vontade e que não pode ser coagido por indivíduos que se acham “donos da verdade” e “senhores da razão”, manifesta seu apoio a toda atividade que busque o bem-estar dos estudantes e seu entrosamento no meio acadêmico, bem como, repudia com a máxima veemência quem, por puro estrelismo e auto-promoção, tenta prejudicar os estudantes, buscando criar polêmicas onde não há. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...