quinta-feira, 4 de abril de 2013

A Vitória do Diálogo


O transporte coletivo é fundamental para a população de Porto Alegre, assim o aumento das passagens de ônibus, que entrou em vigor na semana passada, causou grande comoção. O Movimento Estudantil Liberdade sempre se posicionou contra o aumento das passagens de ônibus, sendo um dos principais articuladores, enviando convites em massa aos estudantes da UFRGS e demais simpatizantes das causas liberais, através das redes sociais, das movimentações que levaram milhares de pessoas às ruas de Porto Alegre.

O MEL foi um dos precursores da luta apartidária pelo transporte publico de qualidade. Já em 2006, ano de sua fundação, questionou os aumentos e junto, com outros movimentos sociais, ajudou a criar o Bloco de Trabalho pelo Transporte Público de Qualidade.

Todavia, não podemos esquecer toda a violência provocada por grupos partidários de esquerda, que nunca estiveram interessados nas verdadeiras demandas da sociedade, mas, antes de tudo, se preocupavam apenas em fazer oposição política. Militantes partidários se infiltraram no Bloco e foram responsáveis por episódios da mais lamentável violência, prejudicando a imagem do Bloco. Durante o primeiro protesto, depredaram a prefeitura de Porto Alegre e agrediram pessoas, já no segundo protesto picharam diversos locais da cidade e hoje novamente deram vazão ao comportamento destrutivo/irracional atacando a sede da EPTC (veja vídeo abaixo)

Fortunati discute aumento da passagem de ônibus
com entidades estudantis
A defesa do diálogo aberto com as autoridades públicas sempre foi uma característica do MEL, por entender que apenas a discussão séria, desprovida de agressões e radicalismos, poderia trazer benefícios concretos para a população. Assim, após as reuniões com representantes estudantis e o clamor popular, as passagens de ônibus finalmente voltaram ao patamar de R$2,85 em virtude das ações do MEL e de outros movimentos sociais apartidários.

Enfim, reiteramos nossa posição de que jamais a violência deve ser utilizada como vias de conversação, uma vez que violência só gera mais violência, bem como comemoramos essa vitória que é de todos os Porto Alegrenses.

Militantes depredam prédio da ATP


O ataque ao prédio da ATP foi conduzido por um conhecido militante do PSTU

3 comentários:

  1. Eu sou contra manifestações de multidões para questões comezinhas como essa. Multidão, para mim, é para derrubar governo, não para decisões sobre tarifas (mantendo) um governo.

    Se a tarifa está inadequada, há outros recursos para o seu questionamento, como o recurso administrativo ou judicial.

    ResponderExcluir
  2. Que lixo esse texto hein. Não sou de partido ou coletivo algum, mas dizer que vocês são os principais responsáveis pela revogação do aumento?

    E dizer que partidos não tiveram nada a ver com a revogação, e a liminar do Psol?

    No a comunicação de vocês é tão tosca e manipuladora como um comentário do Lasier ou do Mota.

    Patético.

    ResponderExcluir
  3. Ridiculo, até parece que foi pela reuniãozinha de fachada de vocês que levou ao retorno do valor original da passagem.
    A liminar foi concedida por um juiz que nada tem haver com a prefeitura, e segundo o próprio juiz a aceleração do processo teve influência as manifestações populares e não reunião de fachada da prefeitura (se quiserem ler http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/noticia/2013/04/clamor-das-ruas-acelerou-decisao-de-juiz-sobre-reducao-da-tarifa-na-capital-4097651.html).

    Agora depois que o povo se uniu e forçou a prefeitura a não recorrer da liminar, querem fazer parecer que foram vocês que organizaram os atos, sendo que não participam de nenhuma reunião dos coletivos e entidades envolvidas na verdadeira luta contra a passagem e não no peleguismo feito a portas fechadas com o prefeito.

    E finalizando, só otário para acreditar que o DCE livre é apartidário.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...