quarta-feira, 31 de julho de 2013

Porque ricos pagam mais impostos do que pobres

Por Stephen Kanitz*

A discussão de que ricos pagam menos impostos do que pobres, atualmente uma discussão acadêmica que está muito em voga, é fácil de rebater.

Os ricos pagam impostos duplamente progressivos. Uma alíquota única de 15%, já é progressiva. Quem ganha mais, paga mais. Quem ganha o dobro, paga o dobro de impostos.

Portanto, nosso imposto de renda é duplamente progressivo. Quem ganha mais paga progressivamente mais, em vez de 0%, no caso do Salário Mínimo, ricos pagam 27%. Fim da discussão.

A outra questão esquecida, é que se um Rico poupar 90% do que ganha, tipo Warren Buffett, ele deixa de pagar 90% do ICMS, IPI, Cofins e outros impostos que os que consomem todo seu salário no ato, pagam.

Este é o principal erro dos que afirmam que pobre paga mais imposto que rico.

Rico pagará muito mais imposto, só que como poupa 90% do que ganha para sua aposentadoria, falta computar o ICMS e IPI sobre estes 90% quando forem gastos.

Além do imposto sobre herança, que só é pago na morte.

Alguns estudos fazem um outro erro maior ainda, que é incluir o ICMS e IPI que pobre paga sobre compras que ele faz com dinheiro emprestado. Empréstimo não é renda.

Sem incluir obviamente o empréstimo como “renda”, que de fato não é.

Aí, o imposto total pago pelos pobres, comparado com a renda efetiva, fica superestimado.

Portanto, dizer que Warren Buffett paga menos impostos porque simplesmente não gasta tudo que recebe é mentir descaradamente para os leitores que não entendem de Economia.

E dizer que pobre paga muito imposto de consumo porque toma dinheiro emprestado no início da vida, é também mentir com estatísticas.


Pobre paga mais imposto do que rico?

Tirar mais dos ricos e classe média é a Lei do Mínimo Esforço

“Pobre Paga Mais do Que Rico”, manchete em todos os jornais do Brasil.

Como já vimos, Rico paga muito mais imposto do que pobre, por definição.

O que Serra deveria ter dito é que pobre paga Proporcionalmente mais imposto do que Rico. Mas não disse, nem corrigiu a manchete equivocada dias depois.

Se os impostos fossem lineares, digamos 40% da renda para todos, e não Proporcionais, novamente seria óbvio que os Ricos pagam mais impostos do que os Pobres, simplesmente porque ganham mais. 

Mas políticos e membros do governo querem que os ricos além de pagar mais impostos, paguem proporcionalmente mais impostos. Do ponto de vista Ético, não há como justificar taxação compulsória proporcional.

O que poderíamos fazer, e é o que eu faço, é pedir delicadamente que Ricos além dos impostos façam Filantropia e doem para entidades Bem Eficientes, que realmente cumprem o seu papel. 

Tirar mais dos ricos e classe média é a Lei do Mínimo Esforço, e não socialmente justificável.

Do ponto de vista econômico, por que Ricos e a Classe Média deveriam pagar proporcionalmente MAIS se gastam proporcionalmente MENOS serviços do Estado? 

Rico e a Classe Média não usam Saúde Pública, Ensino Público, Metrô, Bolsa Família, e portanto se dividirmos os impostos que Ricos e Classe Média pagam pelos benefícios que usam, a vantagem a favor do pobre é colossal. 

Impostos cobrados dos ricos e classe média líquido dos benefícios que usufruem é super proporcional.

Impostos cobrados dos pobres líquido dos benefícios que usufruem, Bolsa Família, Vale Comida, etc etc, mostra que muitos têm uma carga tributária zero, o que alivia bem a carga tributária que absurdamente se cobra dos pobres. 

O que leva a outra questão.

Se boa parte dos impostos cobrados dos pobres é devolvida via péssimos serviços, porque não deixar os pobres contratarem bons serviços no setor desestatizado e eficiente da economia?


Primeiro, esta tabela mostra o verdadeiro problema deste país.

Pobre é taxado em 41% pelo Estado cuja função deveria distribuir a renda, e não arrecadá-la dos pobres.

E segundo a Receita Federal, proporcionalmente Ricos pagam Mais e não Menos, como muitos afirmam.

E ninguém tem melhores estatísticas do que a Receita Federal.

Algo Para Se Pensar.


*STEPHEN CHARLES KANITZ é um consultor de empresas e conferencista brasileiro, mestre em Administração de Empresas da Harvard Business School e bacharel em Contabilidade pela Universidade de São Paulo.

2 comentários:

  1. " Se boa parte dos impostos cobrados dos pobres é devolvida via péssimos serviços, porque não deixar os pobres contratarem bons serviços no setor desestatizado e eficiente da economia? " - Sim, e para onde vai metade do montante arrecadado com os impostos? Juros e amortização da dívida pública. Quem são os maiores detentores dos títulos da dívida pública? Pobres?

    ResponderExcluir
  2. Até que enfim eu li coisas interessantes sobre este tema. Até agora somente um monte de bobagens populistas e hipócritas.

    Por quem se esforça mais, estuda mais, se dedica mais e, por fim, trabalha mais, deve ser mais confiscado???????

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...