domingo, 11 de novembro de 2012

Ingerência da Reitoria ameaça eleições pelo Portal do Aluno


O Diretório Central dos Estudantes da UFRGS (DCE/UFRGS) não ocupou a maioria das vagas de representação discente durante o ano de 2012, inclusive muitos de seus representantes, eleitos em 2011, foram cassados por falta de assiduidade. Frente a esse fato, um grupo de 26 Diretórios e Centros Acadêmicos, temendo que a situação se repetisse em relação à convocação das eleições deste ano, auto-convocou uma reunião do Conselho de Entidades de Base do DCE (CEB).

O CEB auto-convocado foi realizado no dia 04 de Outubro e contou com a participação de 23 Diretórios e Centros Acadêmicos, de alguns integrantes da Diretoria Executiva do DCE e da UNE, na ilustre presença de seu Presidente, Daniel Iliescu (clique aqui para ver a fala do Presidente da UNE no CEB), além de Representantes da UEE-RS

Os membros do DCE presentes na reunião tentaram adiá-la, sugerindo uma alteração de data, porém foram voto vencido e retiraram-se. Na ocasião, foi decido pela realização das eleições através do Portal do Aluno.

Todavia, no dia 09 de Outubro, ocorreu outro CEB, desta vez convocado pela atual gestão do DCE, que então indicou uma nova comissão eleitoral, o que representa uma tumultuação no processo, em virtude da duplicidade de comissões eleitorais, tal qual ocorreu durante as eleições de 2010.

Porém, a despeito de qualquer discussão relativa às comissões, este grupo sempre manteve uma postura a favor das eleições através do Portal do Aluno, sistema no qual os estudantes podem votar com agilidade, segurança e longe do assédio moral dos grupos políticos que costumam fazer boca-de-urna, intimidando aqueles que não concordam com suas propostas. Assim, esperávamos que, longe da disputa política e adotando uma posição imparcial, as comissões eleitorais convergissem no ponto relativo ao sistema de votação, porém não é isso que está acontecendo e, mais que isso, não está acontecendo por interferência partidária.

Um velho conhecido do Movimento Estudantil da UFRGS é o “atual” Secretário de Assistência Estudantil da UFRGS (SAE/UFRGS), Ângelo Ronaldo Pereira da Silva, que esteve no cargo uns anos atrás, sendo depois “promovido” à Vice-Pró-Reitor de Extensão e, posteriormente, indo para Brasília atuar como Assessor Especial da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, cargo de confiança do ligado ao PT, e chegou a Coordenador-Geral de Pesquisa e Desenvolvimento da Segurança Alimentar e Nutricional, cargo do qual foi exonerado em setembro deste ano. Agora, de volta à estaca zero, tem demonstrado que não mudou em nada seu modus operandi, favorecendo o grupo da atual gestão do DCE da UFRGS em detrimento aos demais estudantes.

O Portal do Aluno já é validado e usado em diversas eleições no âmbito universitário, inclusive para os processos de escolha dos Diretores de Unidades e Representantes Docentes nos Conselhos e Câmaras Superiores da UFRGS, não há motivos para que ele não seja utilizado também no pleito dos discentes, porém esta possibilidade acabou sendo minada pela interferência do Secretário da SAE, que em recente entrevista para a Zero Hora (clique aqui para ler a notícia) se colocou no papel de mediador, quando na verdade há indícios que apontam o contrário, ou seja, uma parcialidade em favor de um dos grupos. No maior ato de intervenção desde a ditadura militar, Ângelo “sentou em cima” da solicitação do Sistema de votação do Portal da UFRGS por quase 30 dias, para depois negar ao Movimento Estudantil o direito de ter uma eleição limpa através da eficiência do sistema digital da UFRGS.

Lembramos que não é a primeira vez que tal demonstração de parcialidade ocorre. Em 2006, durante o primeiro mandato de Ângelo na SAE, um indivíduo ligado ao grupo da Gestão do DCE realizou pichações em um prédio da Universidade e, ao invés de buscar a devida responsabilização, o Secretário buscou minimizar e justificar o ocorrido, mesmo contrariando a direção do prédio vandalizado, que sequer foi ouvida por ele (clique aqui para ler a notícia).

O questionamento final de tudo isso acaba sendo: Quem é o responsável por essa situação?

Ora, o verdadeiro responsável pelo movimento estudantil da UFRGS ser apenas um bando militantes de partidos políticos brigando pelo dinheiro dos cartões TRI é nosso Magnífico Reitor, que durante as eleições para a Reitoria deste ano passou nas salas de aula criticando os baderneiros que impediram um debate (clique aqui para ler a notícia), mas depois de eleito colabora para eles se perpetuem no DCE da UFRGS, inclusive nomeando, para o cargo de Secretário de Assistência Estudantil, um indivíduo que não demonstra ter a devida imparcialidade para mediar esse tipo de conflito.

Por fim, repudiamos a ingerência da Reitoria, através da Secretaria de Assistência Estudantil, no processo eleitoral para o DCE da UFRGS e, novamente, manifestamos o apoio às eleições através do Portal do Aluno e esperamos que a situação entre as duas comissões eleitorais seja harmonizada e que essas eleições tenham como foco principal a apresentação de propostas em prol dos estudantes e não a discussão de picuinhas entre os diversos grupos envolvidos no pleito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...