Aconteceu neste sábado, em Porto Alegre, o 22º Congresso da União Estadual dos Estudantes do Rio Grande do Sul, que buscou fortalecer o movimento estudantil gaúcho e unificar os estudantes em tornos de pautas como Assistência Estudantil, Qualidade no Ensino e Transporte Público.
O DCE Livre – Movimento Estudantil Liberdade esteve representado por seu Presidente, o Acadêmico da Graduação em Estatística Gabriel Afonso Marchesi Lopes, e por seu 2º Vice-Presidente, o Acadêmico de Ciências Sociais José Garibaldi Brilhante. A principal idéia do grupo foi representar os estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e expor suas demandas para o órgão máximo de representação estadual.
Assim, o MEL integrou o Grupo de Trabalho de Assistência Estudantil, onde explicitou os problemas que ocorrem na UFRGS nas seguintes vertentes:
- Moradia;
- Alimentação;
- Auxílio Materiais;
- Segurança.
Marchesi e Garibaldi no GT de Assistência Estudantil |
Outro tema importante foi a queda na qualidade dos Restaurantes Universitários da UFRGS nos últimos anos que, apesar do custo elevado para o Erário Público, não oferece uma refeição condizente com o que se gasta, no que se supõe que haja um problema de má-gestão e, quiçá, corrupção na administração desses restaurantes.
Ainda, se discutiu os gastos que os estudantes têm em sua vida acadêmica com materiais de ensino e o fato de que, muitas vezes, a falta de recursos para a aquisição destes materiais acaba sendo um fator impeditivo para o bom desenvolvimento da vida acadêmica dos estudantes e que, por tanto, deveria haver um auxílio amplo para a aquisição destes materiais.
Marchesi e Garibaldi no 22º Congresso da UEE |
Por fim, após as deliberações e manifestações dos demais grupos de trabalho presentes no Congresso, foi realizada a votação da composição da nova diretoria da UEE/RS, onde José Garibaldi Brilhante foi eleito Diretor da UEE e, assim, o MEL segue trabalhando em prol de todos os estudantes e ultrapassa os muros da UFRGS, adquirindo representação em todo o Estado do Rio Grande do Sul.
Nenhum comentário:
Postar um comentário