sábado, 25 de maio de 2013

22º Congresso da UEE/RS

Aconteceu neste sábado, em Porto Alegre, o 22º Congresso da União Estadual dos Estudantes do Rio Grande do Sul, que buscou fortalecer o movimento estudantil gaúcho e unificar os estudantes em tornos de pautas como Assistência Estudantil, Qualidade no Ensino e Transporte Público.

O DCE Livre – Movimento Estudantil Liberdade esteve representado por seu Presidente, o Acadêmico da Graduação em Estatística Gabriel Afonso Marchesi Lopes, e por seu 2º Vice-Presidente, o Acadêmico de Ciências Sociais José Garibaldi Brilhante. A principal idéia do grupo foi representar os estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e expor suas demandas para o órgão máximo de representação estadual.

Assim, o MEL integrou o Grupo de Trabalho de Assistência Estudantil, onde explicitou os problemas que ocorrem na UFRGS nas seguintes vertentes:
- Moradia;
- Alimentação;
- Auxílio Materiais;
- Segurança.

Marchesi e Garibaldi no GT de Assistência Estudantil
Entre as questões expostas constaram aquelas relativas aos estudantes que vivem em Porto Alegre, mas são impedidos de morar nas Casas de Estudante, que, infelizmente, são exclusivas para indivíduos provenientes de outras cidades, o que contrasta muitas vezes com o fato de que estudantes mais abastados, de outras localidades, acabam ocupando vagas em detrimento de estudantes carentes de nossa cidade. Ainda, neste tema, se discutiu a proposta de auxílio moradia em termos pecuniários, a fim de custear as despesas daqueles que, precisando de moradia, não conseguirem uma vaga na Casa de Estudante por falta de disponibilidade de quarto.

Outro tema importante foi a queda na qualidade dos Restaurantes Universitários da UFRGS nos últimos anos que, apesar do custo elevado para o Erário Público, não oferece uma refeição condizente com o que se gasta, no que se supõe que haja um problema de má-gestão e, quiçá, corrupção na administração desses restaurantes.

Ainda, se discutiu os gastos que os estudantes têm em sua vida acadêmica com materiais de ensino e o fato de que, muitas vezes, a falta de recursos para a aquisição destes materiais acaba sendo um fator impeditivo para o bom desenvolvimento da vida acadêmica dos estudantes e que, por tanto, deveria haver um auxílio amplo para a aquisição destes materiais.

Marchesi e Garibaldi no 22º Congresso da UEE
Além disso, o MEL colocou em discussão a falta de segurança na Universidade, em especial no Campus do Vale, onde uma série de sinistros, como assassinatos, estupros e assaltos, fazem parte do cotidiano dos estudantes sem que nenhuma providência seja tomada por parte da Reitoria da UFRGS, que dispõe de um número de seguranças insuficientes e há muito tempo não realiza concurso para guarda universitário para composição de seus quadros. Assim, como melhor alternativa para o problema da insegurança, colocamos em discussão a necessidade de um posto da Brigada Militar dentro do Campus do Vale.

Por fim, após as deliberações e manifestações dos demais grupos de trabalho presentes no Congresso, foi realizada a votação da composição da nova diretoria da UEE/RS, onde José Garibaldi Brilhante foi eleito Diretor da UEE e, assim, o MEL segue trabalhando em prol de todos os estudantes e ultrapassa os muros da UFRGS, adquirindo representação em todo o Estado do Rio Grande do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...