sábado, 19 de maio de 2012

Aniversário do Presidente do DCE Livre da UFRGS

Marchesi em Campina da Lagoa

Nesta semana comemorou-se o Aniversário do Presidente do DCE Livre da UFRGS e Fundador do Movimento Estudantil Liberdade Gabriel Afonso Marchesi Lopes

Marchesi nasceu em Cascavel, oeste do Paraná, no ano de 1985. Ainda pequeno, mudou-se com seus pais, o Historiador e Geógrafo Flávio Afonso Lopes e a Artista Plástica Elza Marchesi Lopes, para Campina da Lagoa, que à época tinha cerca de 5 mil habitantes.

Em Campina da Lagoa, seus pais eram professores vinculados ao Estado do Paraná e costumavam levá-lo ainda bebê para as aulas. Assim, desde muito cedo teve contato com o ambiente de ensino público, crescendo em meio a professores e alunos.

Iniciou seus estudos na Escola Municipal Maria Noemia Sena Lopes, onde cursou os quatro primeiros anos do ensino fundamental. Da 5ª à 8ª série do 1º grau, estudou no Colégio Estadual Alberto Santos Dumont.

Em 1999, sua família se muda para Campo Mourão, onde cursa a 8ª série e termina seu ensino fundamental no Colégio Estadual Dr. Osvaldo Cruz. Em média, suas notas no Ensino Fundamental foram 87,17 em Português, 90,17 em Matemática, 93,5 em História, 93,5 em Geografia, 91,5 em Ciências Físicas e Biológicas, 75,80 em Educação Física e 78,20 em Educação Artística.

No ano de 2000, através de concurso vestibular, ingressou no Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (CEFET-PR), onde, além das disciplinas básicas do 2º Grau, teve disciplinas de Economia e Empreendedorismo e de Filosofia.

Durante a VI EXPOTEC, Exposição de Trabalhos Técnicos do CEFET, em 2001, apresentou o trabalho Intitulado “Clube de Ciências de Biologia e Química” na classe Projeto/Planejamentos.

Durante o ano de 2002, presta vestibular em várias instituições de ensino, sendo aprovado em 2º lugar no vestibular para Zootecnia, na Universidade Estadual de Ponta Grossa, em 1º lugar no curso de Bacharelado em Química na Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná e, finalmente, no curso de Ciências Atuariais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde decide dar continuidade aos seus estudos.

Durante a graduação, no ano de 2005, a pedido de seus colegas, lança-se candidato a Presidente do Diretório Acadêmico de Ciências Econômicas, Contábeis e Atuariais, onde obtém razoável percentual de votos, porém estas eleições são anuladas por falta de quorum. Com vistas a buscar soluções para o problema da baixa participação dos estudantes nas eleições, integra a Comissão que elaborou o estatuto do Diretório Acadêmico naquele ano.

Encontro do MEL com o Vice-Governador Paulo Feijó e
com o Senador Marco Maciel
Em 2006, junto com Anderson Gonçalves (acadêmico de Ciências Contábeis), Nádia Lopes (Acadêmica de Ciências Econômicas), Oliver Linchen (acadêmico de Ciências Econômicas) e Régis Antônio Coimbra (acadêmico de Direito), funda o Movimento Estudantil Liberdade, que anos mais tarde se consolidaria como o maior grupo organizado de estudantes da UFRGS.

Forma-se no ano de 2007, exercendo a função de Presidente da Turma de Formandos de Ciências Atuariais e sendo escolhido por seus colegas como Orador da Turma.

Bacharel em Ciências Atuariais
No ano de 2008, presta novo vestibular para a UFRGS e é aprovado no Bacharelado em Estatística. Neste mesmo ano, começa estagiar no Hospital Mãe de Deus, por onde, no ano seguinte, publica seus primeiros artigos científicos no IX Congresso Internacional de Qualidade em Serviços e Sistemas de Saúde.

Ainda, neste ano, foi fiscal durante as eleições para a Reitoria da UFRGS, atuando pela chapa da professora Wrana Panizzi, que obteve 3.977 votos entre os estudantes sendo a mais votada nesta categoria.

Em 2009, volta-se novamente para a área acadêmica, onde começa atuar como Monitor Acadêmico na disciplina de Estatística Demográfica. Ainda, disputa as eleições para Conselheiro no Colegiado do Departamento de Estatística da UFRGS, sendo eleito para o exercício 2009-2010.

No final de 2009, após o término do programa de monitoria, ingressa como bolsista na Fundação de Economia e Estatística Siegfried Emanuel Heuser (FEE/RS), onde, com bolsa do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA), participa da pesquisa sobre Rentabilidade por unidade de área e potencial multiplicativo das atividades da agropecuária familiar na região sul do Brasil entre 1996 e 2006.

No ano seguinte, tem seu trabalho no Colegiado do Departamento de Estatística da UFRGS reconhecido e, por isso, é reeleito para o exercício 2010-2011, sendo também eleito membro da Comissão de Graduação em Estatística e membro do Núcleo de Avaliação da Unidade do Instituto de Matemática. Além desses cargos, também é eleito Conselheiro no Conselho do Instituto de Matemática da UFRGS, mais alto órgão da administração interna daquele instituto.

Reconhecido por sua honestidade e seriedade é indicado pelo Conselho do Instituto de Matemática para compor a Comissão responsável pela eleição do Vice-Diretor do IM, onde defende as eleições através do Portal do Aluno. Além disso, também é eleito delegado no XIX Encontro Nacional de Estudantes de Estatística, onde representou os estudantes da UFRGS.

Durante o Censo 2010
Na segunda metade do ano, atuou como Monitor Acadêmico da disciplina de Estatística Geral I e disputou as eleições para o Diretório Central dos Estudantes da UFRGS através da Chapa DC’És – Singular, Plural e Coletivamente. Além disso, trabalhou como Recenseador para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Iniciou 2011 atuando como Fiscal no Concurso Vestibular da UFRGS. Na representação discente, apresentou os seguintes projetos:

- Obtenção de salas para os monitores acadêmicos;
- Implantação de uma creche para os filhos de estudantes;
- Extensão dos benefícios da Secretaria de Assuntos Estudantis (SAE) para os estudantes ingressos através da Permanência;
- Aceleração e conclusão das obras de ampliação do Restaurante Universitário do Campus do Vale;
- Sistema de Vale-Refeição para os estudantes carentes, de forma que possam utilizar os restaurantes no entorno do Vale, ajudando também a diminuir as filas dos Restaurantes Universitários;
- Instalação e Manutenção da Iluminação entre os corredores do Campus do Vale;
- Financiamento para participação dos estudantes de Estatística no XX ENESTE (Encontro Nacional de Estudantes de Estatística), Maringá;
- Financiamento para participação dos estudantes de Estatística no I CONBRATRI (Congresso Brasileiro de Teoria de Resposta ao Item), Florianópolis;
- Defesa do Direito do Discurso de Formatura;
- Vacinação contra a Gripe Comum para os estudantes da UFRGS;
- Auditoria nos Restaurantes Universitários da UFRGS.

Ainda, no primeiro semestre de 2011, apresentou trabalho no 6º Salão de Ensino de Graduação e Pós-Graduação da UFRGS.

Marchesi junto com Margaret Tse, do Instituto
Liberdade, no XXV Fórum da Liberdade
No segundo semestre, começou atuar em sua terceira monitoria, dessa vez na disciplina de Estatística Geral II, através de onde foi reconhecido como um dos mais experientes monitores do Instituto de Matemática. Ainda, assumiu a presidência do Movimento Estudantil Liberdade e disputou as eleições para o DCE da UFRGS através da chapa DCE Livre: O Estudante em 1º lugar! (nome que fazia alusão à 1ª chapa do MEL, que disputou as eleições de 2006).

Em 2012, novamente foi selecionado para atuar no Concurso Vestibular da UFRGS e, assim como vem fazendo em todos os primeiros semestres de cada ano desde 2009, está atuando como Monitor Acadêmico de Estatística Demográfica, trabalho no qual se sente muito gratificado, pois pode atuar como canal e multiplicador do conhecimento em defesa da Excelência Acadêmica.

Assim, Gabriel Afonso Marchesi Lopes segue como exemplo de estudante sério e dedicado, que consegue conciliar seus estudos e sua atuação na defesa e representação dos estudantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...