terça-feira, 1 de maio de 2012

Candidatos a Reitor da UFRGS

Reitoria UFRGS
Na eleição para Reitor da UFRGS deste ano, que ocorrerá no próximo dia 14 de junho, duas chapas irão disputar o pleito. A chapa "Ufrgs pode mais" é composta pelo Professor Jairton Dupont, tendo como vice a médica e Professora da Escola de Administração Maria Ceci Araujo Misoczky. Do outro lado, concorre à reeleição o Professor Carlos Alexandre Netto e seu atual vice Ruy Vicente Oppermann. Abaixo, um perfil dos candidatos a Reitor da UFRGS.


Chapa 1 - Jairton Dupont

O Prof. Jairton Dupont completou a graduação em Química pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Especializou-se em Química dos Metais de Transição e Catálise pela Université Louis Pasteurs de Strasbourg, na França, onde também concluiu o doutorado em Química. Possui ainda um pós-doutorado pela University of Oxford, no Reino Unido, tendo sido bolsista da Royal Society of Chemistry.

Foi coordenador da Comissão de Graduação do curso de Química e da pós-graduação do IQ-UFRGS, além de membro do CA-Química do CNPq. Atualmente, é professor associado do Departamento de Química Orgânica da UFRGS, bolsista 1A em produtividade e pesquisa do CNPq e representante de área no CTC da Capes. Já recebeu diversos prêmios, entre eles a medalha Journal of the Brazilian Chemical Society da Sociedade Brasileira de Química, em 2008, e o Prêmio Inventor da Petrobrás, em 2007 e 2008.

Ainda, o Professor Dupont é o único brasileiro a figurar entre os cem químicos mais influentes do mundo na última década. Ficou na 84ª posição no ranking elaborado pela agência internacional Thomson Reuters (clique aqui para visualizar o ranking).


Carlos Alexandre (à dir.) aplaudindo o
Governador do RS Tarso Genro (PT)
Chapa 2 - Carlos Alexandre Netto

É o atual Reitor da UFRGS e filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT). É graduado em Medicina. As principais marcas de sua gestão à frente da Reitoria da UFRGS foram a proibição de fala dos formandos (clique aqui para ler a notícia), seguindo o mesmo modelo adotado por Universidades como a ULBRA, e a suspensão da venda de suco nos Restaurantes Universitários, que parou de fornecer o mesmo à quase dois anos.

Nas eleições de 2008, ficou em um distante segundo lugar, com quase 2 mil votos de diferença da primeira colocada, a Professora Wrana Panizzi, perdendo tanto na categoria dos Discentes quanto na dos Técnico-Administrativos. Porém, venceu na categoria dos Docentes, que possuí peso de 70% na ponderação da listra tríplice, o que lhe rendeu a indicação do, à época, Ministro da Educação Fernando Haddad, também do PT, para o cargo de Reitor da UFRGS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...