sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Direita retoma o DCE da UFRGS

A Chapa 3 – DCE de Verdade: Nosso partido é o Estudante!, apoiada pelo Movimento Estudantil Liberdade (MEL), foi a grande vencedora das eleições para o Diretório Central dos Estudantes da UFRGS com 40,44% dos votos válidos.

O grupo era o único, entre os que disputavam o pleito, a não possuir filiados a partidos políticos em sua nominata. Formado majoritariamente por estudantes de Ciências da Computação, Medicina e Engenharias, possuía como pauta o foco nos estudantes e o distanciamento das pautas partidárias, externas à UFRGS.

Entre suas principais propostas estavam bandeiras históricas do Movimento Estudantil Liberdade como despartidarização do DCE, a defesa do policiamento na Universidade, a implantação do Parque Tecnológico da UFRGS e a realização de eleições através do Portal do Aluno.

Segundo Gabriel Afonso Marchesi Lopes, Presidente do Movimento Estudantil Liberdade, “Esta conquista representa o verdadeiro sentimento dos estudantes da UFRGS, que querem uma entidade que os represente e que busque atender suas demandas ao invés de se pautar por interesses de partidos políticos”.

Essa vitória também representou uma derrota para o PSOL (Partido Socialismo e Liberdade) e para o PSTU (Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados) que controlavam a entidade há mais de 10 anos e a usavam como palanque político para a Vereadora Fernanda Melchionna, maior perdedora com essa derrota.

Os votos válidos no pleito contabilizaram 6.086 estudantes, de cerca de 28 mil estudantes aptos à votar.

O resultado final da eleição foi:

Chapa 1 (Situação) – Nada Será Como Antes! Nas ruas e na UFRGS!
Vinculo:  PSOL, PSTU
1975 votos - (32,45%)

Chapa 2 – DCE para Tod@s
Vínculo: PCdoB, PDT, PSB, MM(PT)
1250 votos - (20,54%)

Chapa 3 – DCE de Verdade: Nosso partido é o estudante!
Vínculo: Apartidários
2461 votos - (40,44%)

Chapa 4 – Amanhã Vai Ser Maior!
Vínculo: PCR
266 votos - (4,37%%)

Chapa 5 – NovAção
Vínculo: S21, ULD, AE, DS, MPT e Levante da Juventude
134 votos - (2,20%)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...