quinta-feira, 21 de novembro de 2013

É hora de reconquistar o DCE/UFRGS. É hora de votar CHAPA 3

Colega da UFRGS,

O Movimento Estudantil Liberdade foi criado em 2006 por estudantes de vários cursos da UFRGS que não se sentiam representados pela Gestão do Diretório Central dos Estudantes da UFRGS (DCE/UFRGS), dominada por partidos políticos, em especial PSOL e PSTU.

Assim, criamos o mote: Um DCE para os Estudantes não para os militantes!

Nossa idéia era ter uma entidade voltada para as reais necessidades dos estudantes de nossa Universidade e que não se pautasse por bandeiras externas. Queríamos uma entidade representativa que estivesse do lado dos estudantes e que buscasse soluções para os problemas que os afligem, como a insegurança nos campi e a má iluminação no entorno da UFRGS, bem como, que se preocupasse com problemas simples, como a falta de papel higiênico nos banheiros e a ausência de bebedouros nos corredores da Universidade.

Em suma, queríamos construir algo que trouxesse benefícios concretos para todos os acadêmicos e que não deixasse os estudantes de lado para ir resolver problemas das eleições, por exemplo, de Honduras.

Percebemos que os recursos do DCE estavam sendo alocados em pautas que nada tinham haver com a UFRGS e, por isso, propomos uma maior transparência nas contas da entidade, através de prestações de contas mensais.

Outro problema crônico foi a manipulação das eleições através das urnas de pano, que não possuíam controle algum e eram muito suscetíveis à fraudes. Para resolver isso, fomos o primeiro grupo na UFRGS à sugerir a adoção do sistema de votação do Portal do Aluno, adotado pelos docentes e técnicos-administrativos em suas eleições, por esse sistema ser auditável e não haver a possibilidade de “votos fantasmas” nele.

Ainda, defendemos fortemente uma solução para a falta de segurança nos campi através de um convênio com a Brigada Militar, para patrulhamento ostensivo dentro da universidade e, também, um convênio com a Guarda Municipal com o objetivo de melhorar o monitoramente no entorno dos campi centro e saúde.

Com essas pautas fomos vitoriosos nas eleições de 2009 e trabalhamos em prol dos estudantes da UFRGS na gestão DCE Livre 2009-2010. Durante o tempo que o Movimento Estudantil Liberdade esteve à frente do DCE baixamos o preço do Cartão TRI, de R$9,00 para apenas R$3,00, restauramos totalmente a sede do Campus do Vale e promovemos reformas na sede do Campus Centro. Além disso, entramos em contato com a Brigada Militar para dar início às conversações sobre o convênio entre o órgão e a UFRGS.

Durante o ano de 2010, estivemos à frente das discussões sobre o Parque Tecnológico da UFRGS, que entendemos ser fundamental para o desenvolvimento da ciência e tecnologia dentro de nossa Universidade, e com isso compramos muitas brigas com as alas mais retrógradas da UFRGS, que a todo custo queriam impedir a implementação de tal projeto.

Naquele ano, cumprindo um compromisso que assumimos, fomos responsáveis pela implementação da primeira eleição para o Diretório Central dos Estudantes da UFRGS através do sistema do Portal do Aluno da UFRGS. A princípio, tal votação seria feita da mesma maneira como é nas eleições para os conselhos superiores da UFRGS, ou seja, os estudantes poderiam votar de suas casas, na tranqüilidade de seu computador, sem ser assediado por militantes raivosos.

Infelizmente, a reitoria da UFRGS, através da Secretaria de Assistência Estudantil, temendo o crescimento do Movimento Estudantil Liberdade, se aliou com os militantes partidários e validou uma Comissão Eleitoral paralela por eles criada para minar as eleições pelo Portal do Aluno. Contra tal fato, entramos com uma ação na Justiça Federal, porém, como no Brasil a justiça é lenta e por vezes não funciona, o processo está corrente até hoje e nada foi decidido.

Por conta de discussões internas, após o ano de 2010, a oposição aos militantes esquerdistas se fragmentou e acabou se reduzindo à improdutivas e intermináveis discussões internas, que não levavam à lugar nenhum. Diante disso, a esquerda foi ganhando espaço ano após ano, em uma ampla zona de conforto, sem se preocupar com a oposição.

Hoje, porém, a situação mudou e os estudantes estão novamente unidos contra os militantes de partidos políticos. Há novamente chances reais de vitória, chances de retomar o DCE e coloca-lo a serviço de quem ele realmente a entidade deve representar: os estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Por isso, meu amigo estudante, vote na Chapa 3, vote no DCE DE VERDADE, cujo único partido é o Estudante!

Gabriel Afonso Marchesi Lopes
Presidente do Movimento Estudantil Liberdade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...